• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Conheça o trabalho desses artistas que transformaram um prédio antigo em um incrível painel

POR Cristyele Oliveira    EM Lugares & Construções      17/04/19 às 11h58

A grande maioria dos artistas de rua escolhem prédios abandonados como telas para suas obras artísticas expressivas. Mas o artista de rua holandês conhecido como Jan Is The Man usa a sua arte como forma de conectar as comunidades locais. Seu objetivo é criar projetos onde todos possam se identificar de alguma forma. Para isso, ele conta com o envolvimento dos moradores na hora de criar o conceito de sua arte.

O mais recente trabalho do artista é um painel gigante de um mural literário. O mural foi feito em um prédio de três andares em Utrecht, na Holanda. O trabalho foi uma parceria com outro colega artista de rua, o Deef Feed. Juntos, os artistas criaram a partir das preferências dos moradores um painel que se tornou ponto turístico da cidade e que está fazendo o maior sucesso.

O painel

O local para ser a tela do mural foi escolhido antes mesmo dos artistas definirem o conceito da obra. Em entrevista ao site Bored Panda, Jan Is The Man explicou a ideia. "Eu conheço as pessoas que moram no térreo do prédio. Eles queriam um mural da minha autoria há algum tempo. Eles também queriam me deixar sentir livre no meu design, desde que isso trouxesse algo positivo para a vizinhança deles. A primeira ideia foi pintar um sorriso. Um grande sorriso. Porque acredito que as pessoas ficam mais felizes quando veem um sorriso todo dia. Mas essa ideia não parecia completa, parecia simples demais".

Depois de analisar precisamente o espaço disponível para a arte, ele teve a ideia de um mural com ilusão visual, com objetos tridimensionais. "Eu estudei a forma do prédio e o local onde se encontra e, de repente, a ideia de fazer uma enorme estante de livros me atingiu. Adoro fazer ilusões nas paredes e gosto de ver sorrisos nos rostos das pessoas e essa ideia poderia trazer tudo isso junto ", disse o artista.

Uma das prioridades do artista era envolver os moradores no processo criativo. "Entramos na comunidade pedindo às pessoas seus livros favoritos e pudemos colocar 8 idiomas e culturas juntos no mesmo conceito. Todos, todas as idades, todas as culturas, todas as línguas eram bem-vindas. A única regra que estabeleci para participar deste projeto de arte foi: sem livros políticos e sem livros religiosos. Além disso, todo título de livro era bem vindo".

O resultado

Jan The Man e Deef Feed trabalharam durante uma semana em tempo integral para tirar a ideia do papel para as paredes do prédio. Segundo Jan, a parte mais difícil do projeto foi o planejamento inicial do conceito. "Acho que, na maioria das vezes, a parte mais difícil é conseguir o conceito certo, que se encaixa na parede, que se encaixa na vizinhança, mas quando você tem a ideia certa, então não há muita dificuldade".

O resultado final conseguiu retratar a personalidade dos moradores e dos artistas com uma série de seus livros favoritos. Desde que foi revelado, o mural se tornou uma fonte artística que uniu os vizinhos e ainda se tornou um ponto turístico, atraindo várias pessoas para tirar uma "selfie literária".

"O bairro onde este trabalho foi feito está repleto de culturas diferentes. E eu notei que este projeto trouxe várias pessoas para ver de perto o estante gigante. Eles se encontram através de livros. Independentemente das diferenças nas culturas, independentemente das diferenças no ponto de vista político. Independentemente de ser extrema direita ou extrema esquerda", declarou Jan The Man.

Confira algumas fotos do painel:

E você, o que achou do painel? Conta para a gente nos comentários e compartilhe com os seus amigos.

Próxima Matéria
Via   Bored Panda  
Imagens Bored Panda
Cristyele Oliveira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+