icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


Conheça a origem dos 7 gestos populares no mundo inteiro

POR Jesus Galvão    EM Curiosidades      08/03/18 às 14h32
capa do post Conheça a origem dos 7 gestos populares no mundo inteiro

Como parte da nossa comunicação, utilizamos diferentes tipos de gestos diariamente como forma de expressar aquilo que estamos sentindo, ou até mesmo para representar uma ideia. Ao longo das eras, muitos tiveram seus significados alterados, sendo alguns considerados muitas vezes ofensivos.  Quem nunca foi repreendido por levantar o dedo do meio que atire a primeira pedra. Não é mesmo?

Hoje, listamos alguns dos gestos mais populares do mundo e que já se tornaram tão habituais que você muito provavelmente não havia pensado na sua origem. Alguns podem realmente te surpreender. Confira!

1 - Ok

Uma das versões pra contar a origem do gesto sugere que jornalistas de um jornal em Boston, nos Estados Unidos, teriam impresso as letras "OK" fazendo alusão as palavras "oll korrect", que escritas de maneira correta formariam a frase "all correct" (tudo correto). A brincadeira teria popularizado a ponto de surgir um sinal para representá-la: os dedos formando a letra "O". Outra versão conta que o sinal teria origem em um gesto comum entre os budistas, que simboliza um circulo de compreensão: o vitarka mudra.

2 - Sinal de Shaka

O gesto teve origem como forma de homenagear um pescador havaiano chamado Hamana Kalili, que perdeu três dedos da sua mão direita. Após o incidente, Hamana teria conseguido um trabalho como segurança de um trem e como sinal para demonstrar que tudo estava sobre controle ele acenava com a mão que só contava com os poucos dedos. O que acabou sendo imitado por muitos passageiros, popularizando o gesto.

3 - Joinha

Popularmente conhecido na era digital como "Like", uma das versões sobre a origem do gesto data de períodos bem distantes da invenção do computador. Segundo o que se conta, a mão fechada com o polegar para o alto era utilizada por um imperador romano, no século XIX, como forma de demonstrar clemência a um gladiador derrotado. Porém, quando o polegar estava posicionado para baixo o imperador estaria encorajando ao adversário que matasse o seu oponente.

4 - O Sinal V

O gesto que conhecemos como sinal de paz e vitória já teve seu sentindo bem diferente do que conhecemos hoje. Na Idade Média, estes dois dedos dos arqueiros eram cortados para que dessa forma eles não pudessem mais disparar suas flechas. Como forma de deboche, antes das batalhas, era comum que fossem exibidos os dedos intactos aos inimigos a fim de provoca-los. O gesto foi tido como ofensivo durante muito tempo, mas teve seu sentido resinificado ao longo das eras.

5 - A mão chifrada

Ao contrario do que muitos pensam, o gesto no passado era utilizado por pessoas supersticiosas como forma de afastar as forças do mal, o mau olhado e as bruxas. Supostamente, o gesto teria sido popularizado por Ronnie James Dio, vocalista do grupo Black Sabbath, que teria aprendido o gesto com sua avó, servindo como um escudo de proteção.

6 - High-Five

O ato de tocar as palmas das mãos no ar teria surgido durante uma partida de beisebol em 1977. Um dos jogadores durante uma comemoração, levantou uma de suas mãos sobre a cabeça, e um outro sem ao menos saber exatamente o que fazia decidiu tocar a mão do companheiro. Os fãs gostaram tanto do gesto que começaram a reproduzir, e hoje o cumprimento é tão popular nos Estados Unidos e no mundo que na terceira quinta-feira do mês de Abril é comemorado o dia do High-Five.

7 - A saudação romana

A saudação era utilizada por imperadores e líderes militares para representar as boas-vindas aos seus soldados. O sinal após a II Guerra Mundial foi associado ao nazismo, porém acredita-se que a origem do sinal teria um sentido bem mais cordial.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não se esqueçam de compartilhar com os amigos.


Próxima Matéria
avatar Jesus Galvão
Jesus Galvão
Goiano, Canceriano e Publicitário.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest