• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Conheça os 10 anjos e arcanjos da cabala judaica

POR Gustavo Camargo    EM História      26/12/17 às 14h35

Você já tinha ouvido falar da cabala? Se trata de um método de disciplina e pensamento que se originou no judaísmo. As definições gerais da cabala variam de acordo com a tradição das pessoas que a seguem, que é definida a partir de sua origem religiosa, como parte integrante do judaísmo. Originalmente a cabala se desenvolveu dentro do território do pensamento judaico, e cabalistas costumam usar fontes judaicas para explicar e demonstrar seus ensinamentos esotéricos.

Para os seguidores de cabala, anjos são forças que agem entre Deus e homens, enviando informações ou sentimentos. Não se tratam de seres físicos e sim espirituais. Esses seres existem para que Deus consiga alcançar o seu proposito com a criação de nosso mundo. Bom, nós da Fatos Desconhecidos trouxemos para nossos leitores os 10 anjos e arcanjos da cabala judaica. Confira:

1 - Chayot Ha Kodesh

Os Chayot Ha Kodesh, são considerados anjos do mais alto nível no judaísmo. São conhecidos pela sua iluminação e por serem responsáveis por manter a Terra em uma posição adequada no espaço. Os Chayot ha Kodesh emanam uma luz tão poderosa que muitas vezes parecem ser feitos de fogo. A luz representa o fogo da sua paixão por Deus e a forma como eles refletem a glória de Deus.

2 - Ophanim

Os anjos Ophanum são bem conhecidos por sua sabedoria. Eles nunca dormem, pois estão constantemente tomando conta do trono de Deus no céu. Eles ajudam as pessoas a se aproximarem de Deus, os ajudando a abrir suas mentes para descobrir o propósito de suas vidas.

3 - Erelim

Eles correspondem aos tronos das religiões cristãs. O nome significa "O Bravo" e sua atividade principal é colecionar almas dos que morreram. São também os responsáveis e protetores da natureza. São bastante conhecidos por sua coragem e compreensão. O famoso arcanjo Tzaphkiel lidera os Erelim na Cabala.

4 - Hashmallim

Os hashmallim são bastante conhecidos por seu amor, gentileza e graça. O arcanjo Zadkiel lidera esse posto angelical, de acordo com a Cabala. Zadkiel é visto como o "anjo do Senhor", que mostra bondade e misericórdia em Gênesis, quando o profeta Abraão se prepara para sacrificar seu filho Isaac.

5 - Seraphim

Os anjos serafins são conhecidos pelo seu árduo trabalho pela justiça. A Cabala diz que o arcanjo Chamuel lidera os serafins. A Torá relata uma visão de que o profeta Isaías tinha de anjos serafins perto de Deus no céu. "Acima dele estavam serafins, cada um com seis asas: Com duas asas cobriram seus rostos, com duas cobriam seus pés e com duas estavam voando. E eles se chamavam uns aos outros: "Santo, santo, santo é o Senhor dos exércitos; Toda a terra está cheia da sua glória".

6 - Malakim

Os anjos Malakhim são conhecidos por sua beleza e piedade. Na Cabala, o arcanjo Raphael lidera essa classe de anjos. Eles são os mensageiros de Deus e o tipo de ser angélico que mais aparece nos textos sagrados. Estaria quase em um nível de um Arcanjo.

7 - Elohim

Os anjos elohim são conhecidos por seu compromisso com a vitória do bem sobre o mal. O arcanjo Haniel lidera os elohim, de acordo com a Cabala. A palavra elohim ainda é usada para designar Deus, e no caso dos anjos, um grupo muito próximo de Deus, que algumas vezes são usados como consultores em questões mortais.

8 - Bene Elohim

Os Bene Elohim dedicam seu trabalho para dar glória a Deus. Segundo a Cabala o arcanjo Miguel lidera esses anjos. Miguel é mencionado nos principais textos religiosos mais do que qualquer outro anjo chamado, e ele é muitas vezes mostrado como um guerreiro que luta para trazer glória a Deus.

9 - Querubim

Cabala

Os anjos querubins são conhecidos pelo trabalho de ajudar as pessoas a lidar com o pecado que os separa de Deus. Segundo a Cabala, o arcanjo Gabriel lidera os querubins. São aqueles que são mais próximos ou intercedem diante Deus. Eles protegem o caminho para a Árvore da Vida e carecem de sentimentos humanos.

10 - Ishim

Os anjos Ishim são os mais próximos dos seres humanos. São protetores de homens e nações, sendo intermediários entre Deus e a Humanidade. Segunda a Cabala, seu líder é o arcanjo Sandalphon.

A Cabala, contradizendo outros pensamentos de origem religiosa, considera que esses seres angélicos, na realidade, são átomos ou canais através dos quais Deus trabalha na criação, não devendo ser invocados ou adorados.

E aí, o que acharam da matéria? Comenta aí e não se esqueça de compartilhar com os amigos, lembrando que seu feedback é sempre muito importante.

Próxima Matéria
Gustavo Camargo
A verdade é que eu queria ser astronauta, mas na minha cidade ainda não tem a escolinha. Instagram: gustavoloopi
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+