• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Conheça os Amish, um povo cristão que vive séculos no passado

POR Cristyele Oliveira    EM Curiosidades      29/07/19 às 15h39

Se você já viajou pelos Estados Unidos ou o Canadá, pode ter passado por eles ou, ao menos, saber da sua existência. Não seria muito difícil identificar os Amish em qualquer lugar do mundo. Eles andam em carros pequenos, geralmente, puxados por cavalos, ou outros animais. Usam casacos escuros, vestidos longos e cores nada chamativas. Mas você deve estar se perguntando. Por quê? Por uma questão de estilo de vida, costumes e tradições, para os Amish, tudo é baseado no ultra conservadorismo. Como você pode imaginar, eles não fazem uso de nenhuma tecnologia ou modernidade.

Amish, na verdade, é um grupo religioso cristão anabatista, instaurado nos Estados Unidos e Canadá. Descendentes de imigrantes alemães e suíços, os Amish se dividem atualmente em 22 comunidades tradicionais, situadas em Ohio, Pensilvânia e Ontário. E essas pessoas vivem como se estivessem no passado e se orgulham disso. Conheça um pouco sobre os Amish e os seus costumes.

Vivendo no passado

Devido à ideologia do grupo, as comunidades de Amish são bem simples e humildes, uma vez que não aderiram a tecnologia e nem ao luxo que, definitivamente, não faz parte de suas casas. Mas como eles conseguem viver assim, você deve estar se perguntando agora. É fácil. Eles vivem como se os anos e séculos nunca tivessem passado para lhes trazer conforto e avanços. Eles não têm televisão em casa ou máquinas de lavar. Obviamente, também nunca tiveram contato com um telefone celular na vida, muito menos têm um perfil em alguma rede social.

Eles pregam uma vida simples e pacífica, evitando a tecnologia para conseguir manter os princípios do século XVII. E quando falamos que eles não fazem uso de nenhuma tecnologia, é nenhuma tecnologia mesmo. Suas casas não têm energia e elétrica, a iluminação fica por conta de lâmpadas a óleo, não há gás em suas cozinhas ou qualquer coisa que remeta à sociedade moderna.

As suas vidas seguem o fluxo do ciclo natural da vida. O seu dia começa logo quando o sol nasce e termina assim que ele se abre no horizonte. Exatamente, como viviam as pessoas dos séculos passados. O tempo definitivamente não passou para eles.

Costumes e tradições

As 22 comunidades Amish registradas atualmente contam com o seu próprio líder religioso. Esse líder é a figura maior da comunidade, uma espécie de guia para o estilo de vida do seu grupo. É ele quem interpreta as regras da Bíblia, de acordo com as leis não escritas e transmitidas oralmente, chamadas de Ordnung.

Assim como em outros grupos religiosos, entre os Amish, também têm aqueles mais rígidos. Esses são os que rejeitam qualquer tipo de influência moderna, mas também há aqueles que permitem pequenas adaptações dos costumes. Por exemplo, na vestimenta, alguns deles aceitam o uso de botões. Mas, no geral, as roupas são fechadas por colchetes.

A moda Amish definitivamente não aparece nas semanas de moda do mundo, já que seguem um estilo extremamente espartano. Os homens geralmente usam apenas ternos escuros e chapéus de palha, e mantêm a barba comprida. Já as mulheres, usam vestidos longos, sempre com aventais e casacos. Acessórios não existem no código de vestimenta Amish. Além disso, as mulheres nunca cortam os seus cabelos, apenas o prendem em coques atrás das orelhas.

A religião, os princípios e tradições são os guias essenciais dessas comunidades, necessários para que continuem a preservar os valores em meio à uma modernidade tão sedutora. Desde muito cedo, os pais educam os filhos diante dos seus ensinamentos e princípios, para que assim, eles possam crescer dentro da comunidade e não se perderem em meio a um mundo liberal.

E você, já conhecia os Amish? Conta para a gente nos comentários e compartilhe com os seus amigos.

Próxima Matéria
Cristyele Oliveira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+