• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Conheça os animais que são topos nas cadeias alimentares

POR Bruno Dias    EM Mundo Animal      16/01/19 às 14h16

A cadeia alimentar é aquela sequência, unidirecional, de matéria e energia que é trocada entre os seres vivos pela alimentação. O que faz com que cada organismo dependa do outro para sobreviver nos mais diversos ecossistemas. É da cadeia alimentar que os seres vivos tiram sua energia e nutrientes e ela vai se diluindo a cada transferência.

E na cadeia alimentar, um superpredador ou um predador alfa é aquele que domina a cadeia, ou seja, está no topo dela por causa de suas características. Como eles são o topo, não têm rivais em seus habitats naturais, e o fato de ser o alfa depende do ecossistema em que dado animal está. Listamos aqui alguns desses animais que estão no topo das cadeias alimentares.

1 - Crocodilo

Eles são os maiores répteis do mundo e vivem em mangues, lagunas e partes baixas dos rios. Os crocodilos podem ser encontrados desde a Índia oriental até o sudoeste asiático. Eles são o topo da sua cadeia e emboscam suas presas, as afogando, podendo estes ser desde seres humanos até outros predadores.

2 - Urso marrom

Esse urso é encontrado na América do Norte, Europa e Ásia e é um dos maiores predadores do mundo. Eles têm natureza onívora e se alimentam de várias coisas como frutas, mel, insetos, salmão, aves e os ovos botados por elas, esquilos, alces e uma variedade de outras coisas.

3 - Dragão-de-komodo

Eles lagartos podem chegar a medir três metros e são os maiores existentes no mundo. Para atacar suas presas, eles fazem emboscadas e conseguem matar animais invertebrados, aves e mamíferos. O dragão-de-komodo pode ser encontrado nas ilhas indonésias de Komodo, Rinca, Flores, Gili Montag e Padar.

4 - Leopardo

Ele é um dos cinco maiores felinos do gênero Panthera. O leopardo se adapta ao ambiente em que está e são predadores ágeis e traiçoeiros. Eles caçam animais maiores que eles e têm músculos bastante potentes.

5 - Tigre

O tigre é o maior felino existente e pode ser encontrado no sul da Ásia, no sudeste asiático e na Sibéria. Ele pode chegar a pesar 388 quilos e eles usam suas listas como camuflagem. Suas presas são animais angulados e que vivem não tão longe de áreas com animais domésticos.

6 - Peixe dipnóico africano

Esse peixe parece uma enguia e é carnívoro. Ele é encontrado nas águas profundas e tem como presas crustáceos, insetos aquáticos, larvas e moluscos.

7 - Águia-coroada

Essa águia é encontrada na África subsaariana e central e é uma das mais poderosas da região por causa do tamanho de suas presas. Ela se alimenta de mamíferos como macacos e pequenos antílopes.

Próxima Matéria
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+