icone menu logo logo-fatos-historicos.png


Conheça os Jomsvikings, a Irmandade Militar dos vikings

POR Gustavo Camargo    EM História      26/10/17 às 14h37
capa do post Conheça os Jomsvikings, a Irmandade Militar dos vikings

Você sabe quem foram os vikings? Eles foram uma antiga civilização originária da região da Escandinávia, que hoje compreende o território de três países europeus, a Suécia, a Dinamarca e a Noruega. Eram conhecidos como nórdicos ou normandos, eles estabeleceram uma rica cultura que se desenvolveu graças a atividade agrícola, o comércio marítimo e o artesanato.

Dentre toda essa realidade, o universo dos guerreiros ocupava um lugar especial. Atualmente existem vários contos, lendas e mitos em torno dessa antiga civilização com canções épicas, grande histórias de batalhas. Entre as histórias mais famosas estavam a Jomsvikings.

Os Jomsvinkings era uma lendária irmandade, féis ao culto de divindades como Odin e Thor. De acordo com as lendas nórdicas (particularmente a Saga Jómsvíkinga, a Saga do Rei Olaf Tryggvasson e histórias encontradas no Flateyjarbók), a fortaleza dos Jomsvikings, a Jomsborg, estava localizada na costa sul do Mar Báltico (moderna Pomerânia), aproximadamente entre 960 e 1043. Devido à escassez de fontes primárias, a existência de Jomsborg ainda é discutida entre os acadêmicos.

Admissão

A Saga dos Jomsvikings relata que eles selecionavam criteriosamente quem seria admitido no clã. A admissão era restrita a homens que tivessem provado seu valor entre 18 e 50 anos (houve apenas uma exceção: um menino de 12 anos chamado Vagn Âkesson foi aceito por ter derrotado Sigvaldi Strut-Haraldsson em um combate). Para que fosse admitido, o candidato deveria realizar uma tarefa que demonstrasse sua força e coragem, geralmente assumida como um holmgang (duelo praticado entre os antigos escandinavos) com um Jomsviking.

Uma vez que eram admitidos, os Jomsvikings exigiam o estrito cumprimento de um código de conduta, a fim de cultivar um senso de disciplina militar entre eles. Assim, qualquer violação das regras sofreria a imediata expulsão do infrator. A cada Jomsviking caberia o dever de defender seus irmãos, bem como de vingar suas mortes, caso fosse necessário. Essa irmandade também se refletia nos lucros, pois os saques das batalhas deveriam ser igualmente distribuídos.

A lenda dos Jomsvinkings aparece em algumas sagas islandesas dos séculos Xll e Xlll. A existência de Jomsborg é um assunto de debate nos círculos históricos, principalmente divido à escassez de fontes primárias. Não há fontes contemporâneas que citem os apelidos Jomsvikings e Jomsborg, porém existem três pedras rúnicas referentes às suas batalhas.

E aí, o que acharam? Comenta aí e não se esqueça de compartilhar com os amigos, lembrando que seu feedback é sempre muito importante.


Próxima Matéria
Via   Labrujalaverde  
Imagens Ancientepages
avatar Gustavo Camargo
Gustavo Camargo
A verdade é que eu queria ser astronauta, mas na minha cidade ainda não tem a escolinha. Instagram: gustavoloopi
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest