icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


Conheça "Sybil" a mulher que tinha 16 personalidades diferentes

POR Gustavo Camargo EM Curiosidades 28/02/18 às 17h14

capa do post Conheça "Sybil" a mulher que tinha 16 personalidades diferentes

Shirley Ardell Mason foi uma artista comercial, professora e paciente psiquiátrica que ganhou fama por ter o transtorno de múltiplas personalidades, atualmente conhecido como transtorno dissociativo de identidade. Toda a sua vida virou inspiração para o livro Sybil, e dois filmes que receberiam o mesmo nome em 1976 e 2007. Tanto o livro como os filmes usaram o nome Sybil Isabel Dorsett para proteger a identidade de Mason.

Mason nasceu em Dodge Center, Minnesota, foi filha única do casal Walter Mason e Martha Alice. Muitas pessoas em Dodge Center diziam que Martha era estranha. Segundo Bettie Borst Christense, que cresceu na mesmo rua, "ela tinha uma risada de bruxa... não costumava rir, mas quando fazia, era como um grito". A certa altura, a mãe de Mason teria sido diagnosticada com esquizofrenia.

Sybil

Na década de 1970, Mason era o foco de um livro que explorava o Transtorno de Personalidade Múltipla. Mesmo que hoje em dia seja mais comum casos de MPD, Sybil foi especial pois ele teria 16 personalidades diferentes. O livro e os filmes foram um sucesso. O livro afirma que Mason tinha múltiplas personalidades, como o resultado do abuso sexual que ela sofria nas mãos de sua mãe. Para canalizar essas emoções, a consciência de Sybil se desintegrou, dando origem a sua famosas e fascinantes personalidades.

A Dra. Cornelia B. Wilbur foi a psiquiatra encarregada de categorizar as 16 personalidades que Sybil manifestou. Depois que o caso de Sybil tornou-se público, os diagnósticos de "Transtorno de Personalidade Múltipla" aumentaram. O Dr. Wilbur foi severamente acusado por seus detratores de ter drogado e manipulado Sybil durante as sessões, inserindo memórias falsas em sua cabeça.

Em 1998, Shirley Ardell Mason morreu de câncer de mama.

E aí, o que acharam da matéria? Querem saber mais histórias como essa? Comenta aí e não se esqueça de compartilhar com os amigos, lembrando eu seu feedback é sempre muito importante.


Próxima Matéria
Via   Mentalfloss  
avatar Gustavo Camargo
Gustavo Camargo
A verdade é que eu queria ser astronauta, mas na minha cidade ainda não tem a escolinha. Instagram: gustavoloopi
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest