icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


Conheça a triste ''depressão sorridente''

POR Bruno Dias EM Curiosidades 26/03/19 às 18h58

capa do post Conheça a triste

A depressão é um distúrbio afetivo que gera tristeza profunda, uma perda generalizada de interesse, falta de ânimo, prazer e algumas oscilações de humor. Mas engana-se quem pensa que existe apenas um tipo de depressão. Existem vários tons sob a tenda da depressão, como por exemplo, a possibilidade de ser leve ou grave, curta ou crônica, além de alguns eventos que podem desencadear os sintomas como o nascimento de um bebê.

Saber os tipos de depressão e ser diagnosticado corretamente ajuda tanto os médicos, quanto os pacientes. Em 2018, a 'depressão sorridente' teve um aumento de busca bastante considerável no Google. Ela é um dos vários tipo de  depressão e está cada vez mais presente e nem todo mundo já ouviu falar sobre ela.

As pessoas podem achar que depressão está sempre ligada à pessoas dentro dos quartos, não querendo fazer nada. Mas é possível que alguém esteja em depressão e consiga fingir seus sentimentos. E não é somente fingir, é também possível que a pessoa adote uma faceta completamente oposta e se mostre super feliz para o mundo que a rodeia.

E conforme a busca por essa depressão sorridente aumentou em termos de interesse, os artigos e estudos sobre o assunto também aumentaram. E isso também ajudou as pessoas que ainda não veem a depressão como uma doença real.

O termo depressão sorridente não é usado por médicos e especialistas. Mas de fato existe um tipo de depressão que é chamado de depressão atípica e ela tem as mesmas características.

Tipo

Segundo um estudo feito pela especialista em depressão e ansiedade, Olivia Remes, da Universidade de Cambridge, se sabe que uma grande porcentagem de pessoas que sofrem dessa doença têm sinais de depressão encoberta. Isso quer dizer que elas escondem o que realmente acontece com elas.

"Pode parecer que eles não têm motivos para ficarem tristes porque têm um emprego, uma casa e talvez até crianças ou por serem parte de um casal. Eles sorriem quando são recebidos e podem ter conversas agradáveis", disse.

"Eles usam uma máscara que mostram para o resto do mundo, enquanto levam uma vida aparentemente normal e ativa", continuou.

Esse tipo de depressão é bastante perigoso. Isso porque as pessoas que sofrem com ela, obviamente, são mais difíceis de se detectar. Elas também são mais vulneráveis a terem sintomas irreversíveis, como o suicídio, por exemplo.

Segundo Remes, as pessoas deprimidas não acreditam que têm uma utilidade para o mundo e as ideias suicidas coincidem com a impossibilidade de direcionar a própria força para mentalizar os seus desejos. E no caso da depressão sorridente, a força necessária para realizar a ideia suicida é que as pessoas usam todos os dias para conseguir lidar com a própria vida.

Sintomas

Para ajudar as pessoas a perceberam se sofrem com esse tipo de depressão, Remes listou alguns sintomas. São eles: comer em excesso, ter uma sensação de peso nos braços e nas pernas, grande suscetibilidade à críticas ou rejeição, se deprimir à noite ou precisar dormir mais do que o habitual.

Essa depressão aparece mais em pessoas que tendem a antecipar o fracasso, ou naquelas que têm dificuldades em superar situações humilhantes, bem como naquelas que pensam permanentemente sobre as situações negativas que ocorreram.

Atualmente no mundo, uma em cada dez pessoas está deprimida. E entre 15 e 40% dessas pessoas têm esse tipo de depressão atípica. As causas podem ser problemas no trabalho, decepções e a sensação de que a vida não faz sentido.

O que se deve fazer é procurar a ajuda necessária. Várias pessoas que sofrem com essa depressão sorridente acabam não entendendo ou enxergando que tem um problema. É necessário que se divulgue mais informações para as pessoas para que elas possam buscar a ajuda que precisam.


Próxima Matéria
avatar Bruno Dias
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest