• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Coober Pedy: A cidade debaixo da Terra

POR Eduardo Coelho    EM Mundo Afora      24/06/15 às 19h29

Ah a Austrália. Quando esse nome vem à tona, já sabemos que se trata de alguma curiosidade, bizarrice de espécies de animais, venenos, periculosidade.

Prometemos que dessa vez, a Austrália vai ser noticiada sem assustar ninguém.
Coober Pedy foi o nome dado a uma cidade completamente subterrânea e que está localizada na região sul da Austrália, sendo considerada a região mais seca do país dos cangurus, e consequentemente uma das regiões mais secas do próprio continente mais seco do planeta, que por mais curioso que seja, é chamado de ''Oceania''.
A cidade de Coober Pedy, hoje com cerca de 3.500 moradores, teve sua criação oficial no ano de 1915, quando uma pedra semi preciosa chamada Opala, teve uma imensa jazida descoberta nessa região. E por se tratar de um lugar inóspito, seco e quente, os moradores, mineradores de opala, tentando contornar o imenso calorão, resolveram viver dentro da própria terra. Tudo sendo iniciado como acomodações de descanso para evitar o excessivo calor durante o expediente de trabalho, e evoluindo as construções arquitetônicas até surgir as primeiras casas nas encostas.

Coober-Pedy-underground-church

Agora no presente, se tornou muito constante e popular o turismo nessa região da Austrália, contendo diversas opções de pousadas locais e residências subterrâneas que acomodam turistas. Todos afoitos para sentir a experiência de como é dormir literalmente debaixo da terra.

 1 (Large)

O nome ''Coober Pedy'', surgiu diretamente de uma expressão aborígene "kupa piti",que significa ''buraco do homem brando na Terra".

Outra curiosidade super bacana à respeito dessa cidade, é que ela fornece nada mais, nada menos que cerca de 70% de toda produção do mineral opala existente no mundo, mostrando que nem somente do fato de ser uma cidade subterrânea que Coober Pedy chama a atenção.
1515654_orig

 Austrália! #partiu

Próxima Matéria
Eduardo Coelho
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+