• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Coronavírus agora é oficialmente uma Emergência Global

POR Bruno Dias    EM Curiosidades      31/01/20 às 14h04

Está sendo noticiado sem parar, e com certa preocupação, o surto de coronavírus. Por ser um vírus mortal, as autoridades de todo mundo estão se mobilizando com a situação. As autoridades querem conter o surto e identificar toda a rota do coronavírus. E a todo momento sai uma notícia nova sobre o vírus, ela podendo ser verdadeira ou fruto de uma preocupação exacerbada.

Agora, a Organização Mundial de Saúde mudou a sua classificação sobre o coronavírus. A OMS decretou emergência sanitária global por causa do coronavírus. Essa decisão foi tomada na quinta-feira dessa semana, em Genebra, depois de uma reunião feita entre especialistas e governos de todos os países que já foram afetados.

Mas essa declaração da OMS demorou a ser feita porque Pequim estava pressionando para que ela não a fizesse. Mas, para a OMS o surto do coronavírus é sem precedentes.

A OMS diz que ainda não é hora e nem necessário se fazer restrições de viagens e nem de comércio. Mas ela insiste que a declaração feita é uma forma de apoiar os países que não teriam a capacidade de lidar com um eventual surto.

"Isso não é uma declaração de não confiança com a China. Esse é o momento para que os fatos prevaleçam, não o medo", disse a OMS.

Anuncio

A organização ainda anunciou que vai questionar as restrições que países optem por colocar. E também vai pedir que os governos provem de forma científica o motivo de terem colocado essas restrições. De acordo com a própria OMS, haverá uma pressão para que as restrições sejam reconsideradas. "Esse não é um exemplo a seguir", declarou.

"Nós precisamos agir agora para ajudar outros países a se preparar para a possibilidade da entrada do vírus. A razão para a declaração não é pelo que está acontecendo na China, mas pelo que acontece nos outros países", disse Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor geral da OMS.

Embora o número de casos em outros países seja relativamente pequeno em comparação com o registrado na China, devemos agir juntos. Não sabemos o tipo de dano que esse vírus pode causar se ele se espalhar em um país com um sistema de saúde mais frágil. Por isso, declaro emergência em saúde pública internacional", continuou.

A declaração foi feita por um forte componente político. E aconteceu horas depois que as autoridades chinesas divulgaram a maior alta no número de mortes em somente um dia. Além disso, um plano para resposta global também foi apresentado com obrigações a serem seguidas por todos os países do mundo.

Casos

Na China, até agora, foram mais de 8,2 mil casos do coronavírus. E com 171 mortes. Além dos casos confirmados, 12 mil outros são suspeitos e estão sendo examinados. E 88 mil pessoas estão sob monitoração por terem tido contato com os infectados. Fora da China já são 98 casos em 18 países.

O sistema de alerta da OMS foi criado em 2009, e desde então foram decretados cinco estados de emergência global. O Brasil estava em uma delas, em 2016, por conta do zika vírus.

Com essa declaração, a OMS espera que uma mobilização global seja feita para impedir que novos epicentros do vírus surjam. Além também de dar um espaço para que recursos sejam mandados para que os países possam enfrentar o vírus. Como por exemplo, recursos para preparar os países mais pobres e tentar achar uma vacina.

Próxima Matéria
Via   Uol  
Imagens Uol Uol
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+