• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Criada uma bateria que pode durar até 5 dias

POR Erik Ely    EM Ciência e Tecnologia      13/01/20 às 22h34
foto de destaque

Você já parou para imaginar, como seria melhor se sua bateria durasse mais tempo? Digamos... que tal, cinco dias sem precisar carregar o aparelho? Pois saiba que essa realidade está mais próxima do que imaginamos, recentemente, uma bateria, que pode durar até 5 dias, foi criada por cientistas.

Os resultados que surpreendem os usuários são frutos de uma aplicação de lítio e enxofre (Li-S). Contudo, as vantagens não param por aí. Além da tecnologia permitir que carros elétricos percorressem uma distância de mil quilômetros, a bateria Li-S também poderia diminuir os riscos para o meio ambiente.

Conheça a nova bateria que está dando o que falar

Atualmente, a duração das baterias é umas das maiores preocupações das novas tecnologia. Seja no celular ou em outro aparelho, a bateria sempre vai acabar quando você mais precisa dela. Contudo, pesquisadores da Universidade Monash, na Austrália podem ter encontrado uma forma de amenizar, e muito, o problema. Em nossos celulares, usamos baterias produzidas com íons de lítio (Li-ion). No entanto, novas experimentações com lítio e enxofre (Li-S) permitem o uso muito mais duradouro dos aparelhos. Além de ainda, não serem muito mais caras ou difíceis de serem fabricadas.

Há alguns anos, as baterias que combinam enxofre e lítio já estão investigadas pela comunidade científica. Contudo, mesmo não sendo uma novidade, o projeto atual chama a atenção por estar mais próximo da nossa realidade. Testes em maior escala estão sendo planejados para ocorrem ao longo do ano na Austrália. Além disso, há diversos fabricantes da China e Europa que estão interessados, em investir na nova tecnologia.

Para se ter uma ideia, os resultados animadores da nova tecnologia foram obtidos, através de um processo químico, inspirado em detergentes em pó. Dessa forma, ao ser aplicada sobre o enxofre, o experimento forma o polo negativo da bateria. Com isso, a técnica permitiu que o protótipo mantivesse alta performance, mesmo quando submetido a cargas maiores. Em outras palavras, quando esse modelo é aplicado em baterias convencionais, um efeito de cargas mais fortes libera calor e degrada a performance do componente ao longo do tempo. Segundo os cientistas, a preparação do enxofre foi o que resolveu o problema, fazendo com que fosse possível a maior durabilidade e capacidades maiores da bateria.

Todas as vantagens da nova bateria

Além de todas as vantagens, que podem ter com a duração, os pesquisadores também destacam que o novo componente é menos agressivo ao meio-ambiente. Uma vez que o processo de fabricação utiliza água, é possível reduzir a geração de rejeitos tóxicos que, em geral, são associados à manufatura das baterias Li-on, atuais no mercado.

Também podemos estar mais perto do que imaginamos de carregar essas baterias em nossos celulares. De fato, os cientistas acreditam que os custos para sua fabricação podem ser atrativos para a indústria. Além disso, eles também afirmam que o eventual processo de migração, para baterias de lítio e enxofre, não seria tão drástico. Quando paramos para analisar, boa parte dos materiais, empregados na fabricação da bateria Li-S, são os mesmos usados, atualmente, nas baterias de Li-on. Dessa forma, em pouco tempo, poderemos estar encontrando essas baterias em celulares, computadores e painéis solares.


Ei Fatos, não deixe de conferir:

2 SINAIS QUE FALTAM PARA JESUS VOLTAR - E SE FOR VERDADE

Próxima Matéria
avatar Erik Ely
Erik Ely
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.

Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+