• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Crianças ocidentais querem seguir uma carreira nada convencional nos dias hoje

POR Jesus Galvão    EM Curiosidades      25/07/19 às 14h49

Muitas pessoas, quando crianças, afirmavam que, ao crescerem, gostariam de se tornar astronautas. Durante muito tempo, essa era uma das respostas mais comuns a serem ouvidas ao se questionar uma criança sobre qual seria a sua profissão dos sonhos. Entretanto, os tempos são outros, e o mundo já é completamente diferente de alguns poucos anos atrás.

Assim como o mundo, o desejo das crianças sobre o que elas vão ser no futuro também mudou. Segundo uma pesquisa recente, as crianças estão muito mais propensas a se tornarem youtubers do que serem as próximas pessoas a pisarem na Lua.

Para aqueles ainda não familiarizados com o termo, os youtubers são usuários e produtores de conteúdo da plataforma de vídeos do Google, o YouTube. Essas pessoas utilizam a internet, no caso, seus canais na plataforma, para expor suas opiniões sobre inúmeros assuntos, abordar diversos outros, disseminar conhecimento etc. As formas de exploração do site por seus usuários são tantas que seria difícil contabilizá-las.

Para muitas pessoas, aquilo que, antes era um hobby, se tornou profissão. E esta tem crescido amplamente ao redor do mundo. E no Brasil, não é diferente. Portanto, não é de se estranhar que as crianças, hoje em dia, prefiram ser tornarem youtubers do que astronautas. Muitos desses profissionais, devido ao grande sucesso de seus canais, alçaram status de celebridades e arrastam multidões por onde passam. Alguns já até mesmo escreveram livros, viajam para dar palestras e são convidados para inúmeros eventos.

Uma pesquisa, conduzida por Harris Poll, em nome da Lego, fabricante de brinquedos dinamarquesa, descobriu que, quando questionadas sobre suas futuras profissões, crianças no Reino Unido e nos Estados Unidos tinham até três vezes mais chances de quererem ser youtubers do que astronautas. Três mil crianças, de 8 a 12 anos, participaram da pesquisa. À elas foi pedido que escolhessem entre cinco profissões. Entre as opções: astronauta, musicista, atleta profissional, professor e youtuber.

Abaixo, você confere como ficou o ranking da escolha de profissões das crianças nos Estados Unidos e no Reino Unido.

O que você vai ser quando você crescer?

1 - YouTuber

Reino Unido 30% / Estados Unidos 29%

2 - Professor

Reino Unido 25% / Estados Unidos 26%

3 - Atleta profissional

Reino Unido 21% / Estados Unidos 23%

4 - Musicista

Reino Unido 18% / Estados Unidos 19%

5 - Astronauta

Reino Unido 11% / Estados Unidos 11%

A pesquisa também foi respondida por crianças na China. No país oriental, no entanto, o resultado foi praticamente o inverso. De acordo com a pesquisa, 56% das crianças gostariam de ser astronautas. A profissão de professor ficou em segundo lugar, com 52%. Um número expressivo de crianças desejam ser musicistas na China, o que representou o voto de 47% delas. Atletas profissionais e youtubers figuraram entre as duas opções menos votadas, com 37% e 18% da preferência, respectivamente.

Os resultados da pequisa, embora não possam ser aplicados à todas as crianças, claramente refletem uma tendência da Geração Z. Essa definição sociológica é utilizada para determinar a geração de pessoas nascidas entre meados dos anos 1990 até o início dos anos 2010.

"Toda vez que vou à escolas, a coisa mais citada por 90% das crianças é 'eu quero ser um YouTuber'", disse o youtuber, DeStorm Power, em entrevista ao Business Insider. "Eles querem ser estrelas da mídia social".

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.

Próxima Matéria
Jesus Galvão
Goiano, Canceriano e Publicitário.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+