• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Darwin fez uma previsão para o futuro e ela se cumpriu

POR Natália Pereira    EM Ciência e Tecnologia      27/12/17 às 18h12

Charles Robert Darwin é um conhecido naturalista que nasceu na Inglaterra no ano 1809. Ele ficou famoso devido suas contribuições no compreendimento da evolução e você provavelmente já ouviu o seu nome um bom número de vezes. Ele estudou diversas formas de vida dispostas ao redor do mundo durante cinco anos. Ele coletou fósseis e observou a evolução sofrida pelas espécies através dos anos.

Além de todos os seus trabalhos e realizações, Darwin ainda fez uma afirmação em 1859 que foi comprovada atualmente através de um estudo. Apesar de na época seu posicionamento não ter recebido embasamentos o suficiente para fazer com que sua teoria fosse acreditada os experimentos atuais fizeram com que, finalmente, as suas palavras fossem ouvidas. Ele havia proposto que o clima e a concorrência eram fatores de extrema importância para a evolução das espécies e que influenciavam diretamente no processo. Pois bem, ele não estava errado sobre isso.

Suas teorias tiveram um grande impacto na época após contradizer as ideias criacionistas já existentes. Ele foi o autor do conceito evolucionista e abriu muitos questionamentos com isso.

Compreendendo o estudo

Uma pesquisa feita na Universidade de Boulder no Colorado teve como objeto de estudo o reino vegetal e trouxe um resultado positivo para os fãs das teorias de Darwin. Eles estudaram a dinâmica populacional de espécies de plantas como a  Hibiscus meyeri. Para que chegassem ao seu resultado final elas foram colocadas em três lugares diferentes localizados no Quênia. Esses lugares possuíam diferentes índices de aridez e o estudo levou 4 anos para se concluir.

A pesquisa, assim como seus resultados, foi publicada na revista PNAS (Proceedings of the National Academy of Sciences). De forma geral ela foi capaz de mostrar que, assim como dito por Darwin, existe uma relação direta entre a concorrência das espécies e as condições climáticas e ambientais com o desenvolvimento de um determinado grupo. Alguns locais são mais propícios para determinada população enquanto outros nem tanto.

Apesar da importância inquestionável dessas duas condições ambientais, os fatores não são os únicos contribuintes com a evolução. A pesquisa foi capaz de estabelecer onde e quando elas são relevantes ou não. Entender esse processo é muito importante para a dinâmica ecológica e evolutiva. Futuramente os pesquisadores pretendem expandir o estudo e aplicá-lo em outras ecossistemas.

Os efeitos gerados por esse resultado podem ser maiores do que muitos imaginam e com o avanço tecnológico eles serão ainda maiores. O que achou dos resultados adquiridos com a pesquisa?

Próxima Matéria
Via   G1     Brasil Escola     Muy Interesante  
Imagens ACTD HypeScience
Natália Pereira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+