icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


De acordo com a ciência, nosso cérebro possui 11 dimensões, isso é o que quer dizer

POR Isabela Ferreira EM Ciência e Tecnologia 16/06/17 às 15h35

capa do post De acordo com a ciência, nosso cérebro possui 11 dimensões, isso é o que quer dizer

Que o cérebro é um dos órgãos mais incríveis e complexos do corpo humano, todo mundo já sabe. Composto por células nervosas, é capaz de enviar comandos e estímulos ao restante do nosso corpo, sem contar que é responsável por nossas tomadas de decisão.

Estudos realizados na Suíça por cientistas envolvidos no Brain Blue Project, que tem como objetivo desenvolver uma versão do cérebro humano via computador, descobriram que o cérebro é capaz de criar estruturas em até 11 dimensões. Utilizando a topologia algébrica aplicada de uma forma inovadora à neurociência, foram capazes de descobrir esse universo multidimensional em nosso cérebro.

Publicada na Frontiers in Computational Neuroscience, a pesquisa comprova que essas estruturas se formam depois de um grupo de neurônios se ligar a outro grupo, gerando um objeto geométrico de grande dimensão, construindo redes com muitas estruturas tridimensionais. Em algumas dessas redes, foram encontradas estruturas com até 11 dimensões.

Segundo Ran Levi, um dos líderes do estudo, quando o cérebro está processando uma informação, aparecem cavidades de alta dimensão, o que significa que os neurônios da rede reagem a estímulos de forma incrivelmente organizada, que seria como se o cérebro reagisse aos estímulos construindo uma torre com blocos multidimensionais, onde por exemplo, começariam com linhas em 1D, seguido de barras em 2D, depois blocos em 3D, e então geometrias mais complexas vão sendo construídas em 4D, 5D, etc.

O cérebro humano possui cerca de 86 bilhões de neurônios que se conectam e formam uma gigantesca rede celular. Por esse motivo talvez, ainda existe muito a ser descoberto, coisas que a ciência ainda nem suspeita. Pesquisas do gênero levam anos para serem concluídas e mais um tempo ainda, para apresentar os reais resultado.

Os cientistas afirmam que essa é uma descoberta que não esperavam fazer, já que somos acostumados a enxergar o mundo por um prisma tridimensional. Esse pode ser um importante passo para compreender melhor como funcionam os tecidos cerebrais humanos.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Compartilha suas ideias com a gente!


Próxima Matéria
avatar Isabela Ferreira
Isabela Ferreira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest