• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


De onde vem os estranhos nomes dos personagens de Dragon Ball?

POR PH Mota    EM Entretenimento      21/07/16 às 15h12

É bem provável que, se você está lendo essa matéria, nomes como Goku, Gohan, Bulma e Vegeta fizeram parte da sua infância ou adolescência. Os personagens que marcaram época durante as gloriosas sagas de Dragon Ball e Dragon Ball Z ficaram eternizados na mente de todo mundo que cresceu assistindo televisão nos anos 90 e 2000.

Para quem não tem contato com a língua japonesa, pode parecer que os nomes de todos esses personagens sejam comuns na terra do sol nascente, onde a obra foi criada, mas não é bem assim. Na verdade, o autor de Dragon Ball, Akira Toriyama, utilizou objetos comuns e rotineiros para se inspirar na hora de nomear cada um de seus personagens. Vários dos homens, foram definidos a partir de Frieza, príncipe e imperador do universo na trama.

"Por exemplo, o vilão Frieza. Falando literalmente, Freeza é 'freezer' e eu visualizei um refrigerador quando dei o nome ao personagem. Então, eu acabei nomeando os grupos de acordo com comidas que vão dentro dele. Os Saiyajins são vegetais (vegetal, em japonés é yasai, e jin significa pessoa), enquanto as Forças Especiais Ginyu são derivados do leitei (em japonês, gyunyu significa leite)", explicou Akira Toriyama.

Por causa dessa lógica, o nome dos sayajins, por exemplo, são baseados em vários tipos de vegetais, como Kakaroto (de carrot, cenoura em inglês) ou o próprio príncipe Vegeta, bem auto explicativo. Acompanhe a origem de vários outros nomes importantes ao longo das sagas de Dragon Ball Z.

1

O nome de batismo de Goku é uma piada com a palavra carrot, que significa cenoura, em inglês. Já o nome pelo qual ele é popularmente conhecido, Goku, é inspirado num personagem de uma famosa lenda chinesa. O verdadeiro nome do Macaco Rei que parte numa jornada para recuperar artefatos budistas (parece familiar?) é Sun Wukuong, mas, no Japão, ficou conhecido como Son Goku.

Como príncipe dos saiyajins, Vegeta carrega um nome que não é inspirado em nenhum vegetal específico, mas sim em todos eles. Curiosamente, seu irmão recebeu o nome Tarble. Combinando as duas palavras, quase é possível formar vegetable, vegetais, em inglês.

Em japonês, Gohan significa arroz, ou até mesmo refeições em geral, já que ingrediente é tão consumido no país.

2

O nome de Raditz é uma piada com rabanete, que em inglês é radish.

O saiyajin Nappa não recebeu o nome baseado em um vegetal específico, mas a palavra é utilizada, em japonês, para se referir a alimentos verdes e folhas em geral.

O nome da filha de Gohan e Videl pode ser originado de piadas tradicionais com os nomes das duas famílias. Pan é pão em japonês, o que manteria a tradição de nomes de comida na linhagem de Gohan. Pelo lado de Videl, Pan pode se referir à deusa grega de mesmo nome, trazendo a referência mitológica.

3

O nome de Bulma é inspirado na palavra bloomers, que é espécie de bombacha. No Japão, a palavra também é utilizada para classificar pequenos shorts de ginástica para mulhers. Tradicionalmente, todos os membros da família de Bulma tem nomes baseados em peças de roupa. Filho de Bulma, Trunks, tem o mesmo nome de shorts masculinos.

Amigo de Goku desde a infância, Kuririn tem o nome formado pelas palavras kuri e rin. Akira Toriyama utilizou kuri - uma espécie de castanha - como piada para se referir à calvície do personagem. Rin (ou lin) é derivado da palavra shaolin, em referência aos tradicionais monges budistas.

4

Yamcha é um termo cantonês que significa, literalmente, beber chá. Também é utilizado para se referir ao hábito de sair para comer um prato típico do país. O nome de Tenshinhan também é inspirado na culinária chinesa. Ele é derivado de tien chun fan, que significa arroz frito. Apesar de parecer inspirado em caos, o nome do pequeno humano (sim, Chaos é humano) é apenas a tradução japonesa para o tradicional prato chinês gyoza.

5

Lunch segue a tradição de nomes humanos inspirados em refeições utilizada por Akira Toriyama. O nome dela é, literalmente, a palavra almoço, em inglês. Diferente dos companheiros com nome de comida, Yajirobe é o nome japonês para um comum brinquedo artesanal.

Nativo de Namekusei, Piccolo recebeu o nome do instrumento musical que possuiu o som mais agudo da orquestra, também chamado de flautim. Curiosamente, os nameks não suportam sons agudos.

6

O nome do famoso lutador pai de Videl faz referência ao demônio. Assim como o pai, Videl também faz referência a mitologias demoníacas. O nome da garota é um reajuste das letras de devil, demônio em inglês.

O poderoso vilão Freeza teve o nome inspirado no eletrodoméstico freezer. Todos os membros de seu clã e família tem nomes que fazem referências a frio e baixas temperaturas.

7

Os nomes de Bibidi, Babidi e Majin Buu fazem, juntos, uma única referência. A junção dos três nomes é uma menção às palavras da Fada Madrinha de Cinderella. Majin, que completa o nome de Majin Buu é uma junção dos termos em japonês ma (demônio) e jin (pessoa). Além disso, majin pode se referir a gênios mágicos.

Dabura vem da romanização, em japonês da palavra abracadabra (aburakadabura).

Gostou das origens curiosas? Qual delas foi a mais interessante para você?

Próxima Matéria
PH Mota
Jornalista que é um encontro Monty Python e A Praça É Nossa.
As categorias Terror, Sobrenatural, CreppyPasta e entretenimento têm como único objetivo de entreter. Não devem ser utilizadas como fontes de artigos científicos ou trabalhos escolares.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+