• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


'Death Note' encontrado em banheiro causa pânico em escola americana

POR Letícia Dias    EM Notícias      19/09/19 às 15h07

Já faz um tempo, desde que Death Note protagonizou manchetes, nos portais de comunicação. No entanto, só porque a série se encontra em silêncio, não quer dizer que tenha deixado de ser significativa para a comunidade do anime. Originalmente escrito e ilustrado pela dupla Tsugumi Ohba e Takeshi Obata, o mangá foi publicado pela Weekly Shonen Jump, entre os anos de 2003 e 2006. O sucesso da versão impressa levou à adaptação de uma série televisiva. Embora tenha sido exibido apenas até o ano de 2007, o anime, ainda hoje, faz sucesso entre o público. Podemos encontrá-lo em diversas plataformas, incluindo a Netflix. Além disso, tamanha é sua atemporalidade que a obra foi adaptada para diversos filmes live-action, um drama e até mesmo jogos eletrônicos. Sendo assim, é possível imaginar a dimensão da influência da franquia. Consequentemente, uma escola na Georgia entrou em contato com o anime, de uma forma traumática.

Segundo relatos, um colégio nos Estados Unidos entrou em alerta quando encontrou um caderno, inspirado em Death Note, em um dos seus banheiros. A Hopewell Middle School fica no condado de Fulton e, seus funcionários encontraram o material com nomes de vários alunos escritos em suas páginas. Detalhes específicos, sobre a descoberta, ainda não foram divulgados. Todavia, afirmaram que o responsável pelo caderno foi encontrado. Além disso, a coordenação da escola garantiu que está lidando com o assunto de forma interna. Como medida de prevenção, todos os estudantes que tiveram seu nome escrito no caderno, foram notificados. A direção da instituição comunicou que a equipe e advogados "continuarão a abordar as preocupações sobre esse incidente com estudantes e famílias".

Não é a primeira vez que Death Note é associado a ameças escolares

Esse evento, sem dúvidas, abalou o colégio na Georgia. Contudo, esse não foi um caso isolado. Na verdade, ao redor do mundo é possível encontrar diversos relatos envolvendo Death Note e problemas em escolas. O Inverse chegou a fazer uma seleção de situações em adolescentes portando o famigerado caderno, provocaram bastante preocupação. Dos Estados Unidos até a Rússia encontramos diversos incidentes associados à jovens que por algum motivo se sentiram influenciados pelo anime. Porém, não é preciso ir muito longe para encontrar exemplos disso. Aqui no Brasil mesmo, tivemos uma situação parecida no início do ano. Segundo relatórios, os autores do massacre na escola de Suzano, na Grande São Paulo possuíam em seus pertences uma peça de vestuário representando o personagem Ryuk.

Casos como esse tem levantado discussões a respeito da influência do anime nesse tipo de evento. A série chegou a ser censurada em alguns lugares por causa do surgimento de réplicas do caderno surgindo em escolas. Além disso, a postura do protagonista, Light Yagami, é eventualmente criticada por conter traços de psicopatia. Em contrapartida, sua moralidade questionável é acompanhada por um notável intelecto. Coincidentemente, esse é um dos maiores atrativos do anime. De qualquer forma, o que você pensa sobre isso? Death Note realmente tem essa influência negativa sobre os jovens? Compartilhe sua opinião com a gente.

Próxima Matéria
Via   CB     Inverse     Folha de São Paulo  
Letícia Dias
Trabalhando pra falar de super-heróis, filmes e séries em tempo integral | @letdiax
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+