icone menu logo logo-fatos-historicos.png


Descoberta recente conclui que os ratos da era dos dinossauros eram nossos parentes

POR Gustavo Camargo    EM História      24/11/17 às 12h41
capa do post Descoberta recente conclui que os ratos da era dos dinossauros eram nossos parentes

Os dinossauros viveram em nossos planeta há milhões de anos atrás. Ainda é discutível o motivo que tenha os levado a extinção. A mais famosa é que um asteroide tenha acabado com a era desses grandes animais. Junto dos dinossauros viviam outros seres. Eles eram maiores do que aqueles que conhecemos hoje, mas se tornariam a chave na cadeia evolutiva dos mamíferos, e do próprio homem. Os ratos. Sim, esses animaizinhos que você pode encontrar em sua casa.

Bom, pelo menos isso foi o que um grupo de cientistas da Universidade de Portsmouth, afirmaram. Eles descobriram fósseis dos mais antigos mamíferos relacionados ao homem. A descoberta foi feita por acidente, a partir de dois dentes que foram encontrados enquanto investigadores vasculhavam rochas jurássicas na costa de Dorset, na Inglaterra.

Steve Sweetman, um dos protagonista da investigação, se encontrou surpreso assim que viu os restos que ele tinha em sua frente. " Os dentes são de um tipo tão evoluído que percebi imediatamente que eu estava olhando restos de mamíferos do Cretáceo inferior, que se assemelhavam aos que viveram durante o Cretáceo mais recente, cerca de 60 milhões de anos depois na história geológica. "ele disse.

Descoberta de fósseis

"Estes dentes de 145 milhões de anos são, sem dúvida, os mais antigos conhecidos da linha de mamíferos que levam a nossa própria espécie ", acrescentou o acadêmico da Universidade de Portsmouth. Essa nova espécie de roedor foi nomeada de Duristotheruim Newmani, em homenagem a Charlie Newman.

O que mais chamou atenção de Sweetman e sua equipe foi o estado dos dentes e sua morfologia. Aparentemente, com eles, poderiam se alimentar tanto de insetos quanto de plantas, mas também podiam cortar, perfurar e triturar alimentos. Provavelmente possuíam hábitos noturnos, evitando dinossauros predadores.

" Os dentes são de um tipo muito avançado, podem perfurar, cortar e esmagar a comida, também estão muito desgastados, sugerindo que os animais que eles pertenciam atingiram uma boa idade para suas espécies. Habitat com dinossauros predatórios! ", Afirmou Sweetman.

E aí, o que acharam da matéria? Comenta aí e não se esqueça de compartilhar com os amigos, lembrando que seu feedback é sempre muito importante.


Próxima Matéria
Via   Infobae  
avatar Gustavo Camargo
Gustavo Camargo
A verdade é que eu queria ser astronauta, mas na minha cidade ainda não tem a escolinha. Instagram: gustavoloopi
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest