• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Descoberta rede de túneis que interliga a Europa

POR A redação    EM Curiosidades      22/12/15 às 14h08

É engraçado como temos a impressão que conhecemos tudo sobre o nosso planeta. Achamos que tudo já foi milimetricamente mapeado e estudado, mas são notícias como essas que nos fazem parar e questionar esse tipo de pensamento. Recentemente um arqueólogo alemão chamado  Heinrich Kusch lançou um livro, onde falava sobre a sua descoberta.

Kusch simplesmente descobriu que existem aproximadamente 2.000 túneis subterrâneos espalhados pela Europa.  Os locais onde existem uma maior concentração de túneis é na Bavaria (Alemanha) onde já foram descobertos 700 metros de túneis e na Áustria onde foram encontrados mais 500 m. Apesar dessa concentração nessas duas regiões, os túneis estão espalhados por vários países europeus, e ligam a Escócia a Turquia, ou seja chegam até o mediterrâneo.

ancientundergroundtunnelseu2

O mais curioso dessa história toda é que segundos os especialistas, os túneis tem mais de 12.000 mil anos, e foram portanto construídos na Idade da Pedra. No geral eles são bastante estreitos, apenas 70 cm de espessura, e podem ser encontrados tanto na vertical como na horizontal. Sem falar que os canais possuem apenas uma entrada e uma saída cada, o que faz com que a circulação de ar seja quase igual a 0.

image

Apesar de estreitos em sua grande maioria, é possível também se deparar com pequenas salas e até mesmo bancos! Agora é só tentar imaginar porque um homem da Idade da Pedra ficaria ali sentado no escuro, mas outra questão que não foi resolvida a respeito da descoberta, é qual a real origem e função que esses túneis tinham.

Algumas das teorias levantadas é que esses canais serviam para os homens do Neolítico fugirem de seus predadores e uma segunda teoria diz que eles serviam para a locomoção mais segura, pois assim os homens não estariam sujeitos a qualquer mudança climática ou turbulências de guerras.

Incrível não? Pois mais que acreditemos que não há mais coisas para serem descobertas, há sempre algo novo e curioso para ser estudado e mostrado para o mundo. E vocês, já sabiam sobre esses túneis? Sabem de alguma curiosidade inusitada parecida com esta? Comente aqui em baixo, que nós também queremos saber!

Próxima Matéria
A redação
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+