icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


Descoberto o naufrágio mais antigo do mundo que tem 2400 anos

POR Diogo Quiareli EM Curiosidades 30/10/18 às 18h08

capa do post Descoberto o naufrágio mais antigo do mundo que tem 2400 anos

Você já deve ter visto alguma história de naufrágio, né? Aliás, o Titanic é o mais famoso de todos os navios que se afundaram no oceano. Há pouco mais de 100 anos, o transatlântico sofreu um acidente no Oceano Atlântico e muitas pessoas acreditam que seja esse o acidente do tipo mais antigo. No entanto, a evidência de uma embarcação aparece em um vaso grego caracterizando o infame personagem homérico, Ulisses. O navio naufragado há 2.400 anos possivelmente é o mais velho do mundo e foi descoberto no fundo no Mar Negro.

Uma equipe de pesquisadores europeus foram os responsáveis por encontrar um tesouro de naufrágios antigos no fundo do Mar Negro. Eles acreditam que esse seja o acidente marítimo mais antigo do mundo. O naufrágio foi descoberto a 1,2 milhas abaixo da superfície do Mar Negro. Os pesquisadores do Projeto Arqueologia Marítima do Mar Negro descobriram isso durante a sua missão de três anos de duração. Essa missão consiste em inspecionar o fundo desse mar e obter o máximo de informações pré-históricas possíveis.

"É como um outro mundo", disse Helen Farr, pesquisadora da expedição. "É quando o ROV (veículo operado por controle remoto) desce pela coluna de água e você vê esse navio aparecer na luz na parte inferior, tão perfeitamente preservado que parece que você volta no tempo", completou. Nenhum animal teria perturbado a embarcação, pois o local é quase sem oxigênio. Após mais de 2 milênios no fundo do mar, os remos, bancos e conteúdo do porão continuam no mesmo lugar.

"Um navio sobrevivente intacto do mundo clássico, deitado em mais de dois quilômetros de água, é algo que eu nunca teria acreditado ser possível", disse Jon Adams, professor e um dos principais investigadores do projeto. "Isso vai mudar nossa compreensão da construção naval e marítima no mundo antigo". Os pesquisadores acreditam que esse navio pertencia aos antigos gregos e foi usado como navio comercial. No entanto, só viram uma vez esse tipo de embarcação. Segundo os pesquisadores, do lado da cerâmica grega antiga, como "Siren Vase", no Museu Britânico.

Vídeo

A equipe que descobriu o planeta decidiu deixar o navio quieto no seu lugar de descanso final. No entanto, removeram um pequeno pedaço para que possam datar com carbono a idade exata da embarcação. Essa descoberta é uma das dezenas de ruínas pré-históricas que a equipe encontrou no fundo do Mar Negro. Esse local tem sido uma passagem para navios e marinheiros há milhares de anos e por isso acredita-se que possa ter mais coisas a respeito por lá.

E aí, o que você achou dessa matéria? Comenta pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Lembrando sempre que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.


Próxima Matéria
avatar Diogo Quiareli
Diogo Quiareli
Geminiano, 26 anos, goiano. Amante de música pop, fã de Katy e Luan.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest