icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


Descubra a verdadeira história dos ninjas

POR Ultra Curioso EM Curiosidades 31/07/15 às 21h28

capa do post Descubra a verdadeira história dos ninjas

Você já ouviu falar dos ninjas? Nos filmes e animes são aqueles guerreiros que se movem rápida e silenciosamente, quase sem ser vistos, usam armas estranhas e letais e são capazes de matar com um único golpe, apenas usando as mãos. Pois saiba que eles não são meras criações dos cinemas e estúdios de animação, e realmente existiram.

Há indícios de que os ninjas teriam surgido durante o reinado do imperador Shotoku (718-770) e se difundido por todo o Japão durante o período conhecido como Sengoku (1467-1568). Eles eram guerreiros misteriosos e mascarados, e foram os criadores de uma milenar arte marcial japonesa conhecida como ninjutsu.

Se você já assistiu ao anime "Naruto" então sabe do que se trata. Por exata definição, o ninjutsu é um conjunto de técnicas secretas de espionagem e assassinato, praticadas por guerreiros mascarados, especialistas em iludir e confundir.

Eles surgiram devido às diversas guerras civis que o Japão enfrentava, o que pedia uma "força inteligente" de combate. As técnicas ninja começaram a ser adotadas por famílias que habitavam as montanhas no centro da ilha de Honshu, a maior do Japão.

Famílias inteiras usavam as técnicas para lutar contra os inimigos. Os ninjas podiam se esconder habilmente entre rochas (Doton), usar fogo para confundir o oponente (Katon), ou até ficar várias horas submerso respirando apenas por um canudo de bambu (Suiton)!

Quanto às armas, a espada era essencial mas eles também usavam desde correntes com punhal e gancho nas extremidades (Kyoketsu-shogei), até strelas de metal pontiagudas lançadas à distância (Shuriken). Havia também o confronto corpo a corpo, chamado de Jutaijutsu.

Entretanto, durante o período Edo (1603 a 1868) os chamados guerreiros ninjas praticamente desapareceram, quando acabaram as guerras internas. As famílias ninja começaram, então, a ser perseguidas e repudiadas pela sociedade da época, e acabaram se recolhendo ainda mais ao anonimato.

No período que se seguiu, o Império Meiji, os ninjas foram totalmente proibidos de usar armas, 1868. Mas no início do século XX, os ninjas voltaram com tudo, sendo utilizados como espiões, durante a ocupação da Manchúria, na China, pelo Japão.


Próxima Matéria
avatar Ultra Curioso
Ultra Curioso
Ultra Curioso o acervo de um dos maiores sites de curiosidades brasileiros.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest