• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Descubra como o alho pode te ajudar a ser o rei das conquistas

POR Mateus Graff    EM Ciência e Tecnologia      03/08/16 às 16h15

Apesar do cheiro um tanto forte e para algumas pessoas desagradável, o alho pode proporcionar uma grande quantidade de benefícios ao nosso organismo, além de ser uma hortaliça muito utilizada em diversos pratos para dar aquele sabor. Bom, todo mundo sabe que quando comemos algo com muito alho, ficamos com aquele mau hálito, devido ao cheiro forte do alho. Mas quem de vocês deixaria de colocar esse tempero maravilhoso na comida, ou mesmo deixaria de comer um pão de alho no churrasco só por causa do mau hálito?

Para a felicidade de vocês, um estudo diz de um grupo de cientistas checos fizeram experiências com homens "doadores de odor", onde alguns tiveram uma dieta normal, enquanto outros comiam alho com mais frequência, cerca de dois a quatro dentes por dia. Todos os homens usavam uma almofada de algodão em suas axilas durante 12 horas.

001

Os pesquisadores, depois das 12 horas, colocaram as almofadas de algodão em frascos, e chamaram algumas mulheres para, digamos assim, analisar a agradabilidade, atratividade, masculinidade e intensidade de cada homem. O mais surpreendente é que eles descobriram que o cheiro dos homens que comeram alho foram classificados como significativamente mais agradável, mais atraente e menos intenso. Os autores do estudo suspeitam que as propriedades antibacterianas do alho poderia ser o responsável pela mudança no odor corporal após o consumo do alho.

10

O alho, especialmente o alho cru, é utilizado há vários séculos como tempero e alimento medicinal devido aos seus benefícios à saúde, que são:

Combater o colesterol e os triglicerídeos altos, por conter alicina.

Reduzir a pressão arterial, pois relaxa os vasos sanguíneos.

Prevenir a trombose, por ser rico em antioxidantes.

Proteger o coração, por baixar o colesterol.

Consumir o alho em jejum também é uma boa maneira de usá-lo para desintoxicar o organismo. Se consumido de forma contínua e a longo prazo, podemos prevenir certos tipos de câncer, diabetes e problemas relacionados aos nervos e estados depressivos. Para obter todos os benefícios que o alho oferece, devemos consumir preferencialmente cru, já que ao cozinhá-lo perdemos muitas de suas valiosas propriedades. Tudo bem que o sabor do alho é forte devido ao teor de enxofre, mas se analisarmos todos os benefícios que essa hortaliça nos oferece, o cheiro passa a ser o menor dos problemas. Uma boa dica para acabar o o hálito do alho basta tomar um suco de limão ou mastigando uma folha de menta.

002

Para obter esses benefícios, deve-se consumir no mínimo 4 g de alho fresco por dia, ou de 4 a 7 g de alho em cápsulas, pois ele perde muito o efeito quando usado na forma de suplemento. Logo, podemos concluir que é evidente os benefícios do alho, que já são conhecidos a muito tempo, e ainda que tenha feito parte de crenças populares que foram transmitidas de geração em geração, muitas pesquisas científicas puderam comprovar que suas famosas propriedades são reais e eficazes.

E aí amigos, já sabiam de todos esses benefícios do alho? Comentem!

Próxima Matéria
Mateus Graff
https://www.instagram.com/mateusgraff/ https://www.facebook.com/mateus.adjutomartinsgraff
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+