• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Descubra como as sementes de azeitona são retiradas

POR Pietro Bottura    EM Ciência e Tecnologia      09/10/14 às 17h43

Sempre quis saber como aquelas pequenas obras de arte vegetais que adornam martinis e saladas há décadas é feita? Existem vários métodos, mas, como você provavelmente já descobriu se tentou tirar a semente de uma azeitona, não é nada fácil realizar tal tarefa.

Isso porque, fibrosa, a semente fica agarrada às grossas paredes do fruto, o que geralmente resulta em destruição se não houver cuidado. Por isso, explicamos aqui como você pode remover os caroços, como chefs fazem isso e também como as linhas de produção industrial funcionam. Agora é só aprender a receita do martini e pronto, você já pode ser um barman de sucesso.

1) Remoção manual

Fazendo o famoso corte em forma de "X" ou retirando uma tampinha circular do topo da azeitona, uma faca é usada lateralmente para fazer com que a semente saia pela pressão exercida. Se a parte oposta à corta for pressionada de maneira correta, o caroço sai com relativa facilidade, apesar de ser comum dar uma amassada na parte carnuda da azeitona.

525px-Pit-Olive_Put-olive-on-chopping-board

525px-Pit-Olive_Place-flat-knife-on-olive

525px-Pit-Olive_press-down-and-roll    525px-Pit-Olive_manuever-pit-w-fingers

 

2) Usando ferramentas culinárias

Existe uma ferramenta que serve para espremer as sementes para fora, o descaroçador, que pode ser encontrado em qualquer loja ou site especializado. Além do uso fácil, é uma forma de descaroçar mais azeitonas em menos tempo, ideal para chefs e outras pessoas que precisam fazer o processo manualmente e com rapidez.

525px-Pit-Olive_olive-pitter

3) Produção em escala

Através da seleção por tamanho e de um processo que corta e retira a semente ao mesmo tempo, em linha, os potes de azeitona são preenchidos e você pode se deliciar com uma tábua de frios, acompanhada de salame, queijos e ervas.

525px-Pit-Olive_olive-machine

 

Gostou? Não deixe de ver também os nossos GIFs explicando o mundo em câmera lenta e o funcionamento de vários utensílios comuns.

Próxima Matéria
Pietro Bottura
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+