• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Descubra a cor dos olhos que seus filhos vão ter

POR Mateus Graff    EM Ciência e Tecnologia      06/07/16 às 17h21

A cor dos olhos é uma característica poligênica e é determinada pelo tipo e quantidade de pigmentos na íris do olho. Os humanos e os animais têm muitas variações fenotípicas na cor dos olhos. Nos olhos humanos, essas variações de cores são atribuídas a diversos rácios de eumelanina produzido por melanócitos na íris. O colorido brilhante dos olhos de muitas espécies de aves estão em grande parte determinados por outros pigmentos, como pteridinas, purinas, e carotenóides.

Mas afinal, tem como saber a cor dos olhos de um bebê antes dele nascer? Quando uma criança está para nascer, os familiares vivem com expectativas, de como o bebê vai ser, e uma dessas expectativas é qual será a cor dos olhos do bebê. A parte colorida do olho se chama íris, que é um tecido que contém em diversos pigmentos, que em maior ou menor quantidade definirão a cor do olho. Na verdade, a íris é um músculo que se contrai de acordo com a luminosidade do ambiente. Quando tem uma luz forte a íris se contrai e a pupila diminui. Quando tem pouca luz, a íris se expande, aumentando o tamanho da pupila.

002

As cores básicas dos olhos são castanho, verde e azul. De acordo com a quantidade de pigmentos, pode ser um castanho claro, castanho escuro ou variações do tom azul com verde. As outras cores como mel e cinza são uma combinação dessa cores de uma forma não bem entendida ainda pela ciência.

Mas afinal, o que determina a cor dos olhos? Nos primeiros dias de vida, a cor dos olhos dos bebês não é muito definida, mas conforme o tempo vai passando ele tende a se firmar entre azul, verde ou castanho. Como a quantidade de melanina ainda é reduzida na íris de recém-nascidos, e é ela a responsável por produzir o efeito da cor dos nossos filhos, só com o tempo é possível ter certeza. A cor dos olhos dos bebês sofrem alterações entre os três e seis primeiros meses de idade, e não muda mais após os cinco anos de idade.

003

A cor dos olhos de uma criança não é simplesmente a mistura da cor dos olhos dos pais. Cada pai tem 2 genes, mas só dará 1 deles para o filho. Alguns genes se expressam de forma mais forte do que outros. Por exemplo, um pai com olho castanho escuro e uma mãe com olho castanho escuro resultará, provavelmente, nascerá uma criança com olhos castanhos. Pai com olho castanho claro e mãe com olho castanho claro ou escuro, provavelmente irá nascer uma criança com olhos castanhos, mas pode nascer com olhos castanhos claros se os avós tiverem olho azuis ou verdes. A criança ainda pode nascer com olhos claros que vão escurecer nos primeiros anos de vida.

004

Agora um pai com olhos verdes e uma mãe com olhos azuis ou verdes, provavelmente nascerá uma criança com olho claro (azul ou verde). Mas isso são só suposições, como já citamos na matéria, a cor dos olhos é uma coisa muito mais complexa que isso. Agora se você quer mesmo saber como descobrir a cor dos olhos do seu filho, existe um site chamado Genetics The Tech, que calcula de forma simples quais são as chances do seu filho nascer com olhos azuis, verdes ou castanhos. Basta você colocar a cor dos seus olhos (You), a cor dos olhos do seu parceiro (Your Mate), as cores dos olhos do seu pai (Father), da sua mãe (Mother) e dos pais de seu companheiro (Father/Mother Mate). Basta clicar em cima do nome do site e você será direcionado direto para ele.

E aí, já fez o cálculo da cor dos olhos dos seus filhos? Comentem aqui pra gente!

Próxima Matéria
Mateus Graff
https://www.instagram.com/mateusgraff/ https://www.facebook.com/mateus.adjutomartinsgraff
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+