• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Descubra o lado obscuro do que acreditava-se ser cenas de luto de um canguru

POR A redação    EM Natureza      14/01/16 às 19h29

Talvez você tenha visto as fotos que andam circulando pela internet que abordam o suposto sofrimento de um canguru macho, que tem em seus braços uma fêmea que está em seu leito de morte. Para piorar ainda mais a situação, do lado do casal se se encontra um pequeno filhote, que também parece sofrer a morte da mãe.

Quem olha as fotos assim despretensiosamente, ou sem conhecer a fundo seu contexto pode se comover, porque as imagens realmente são tocantes e envolvem uma história e situação bastante envolvente e triste. Nas fotos o macho segura a cabeça da fêmea em seus braços e segundo o fotógrafo que registrou o momento, ele por diversas vezes tentou levantá-la, como se quisesse reanima-la.

3

Acontece que o  Dr. Mark Eldridge o principal cientista do Museu Australiano até elogiou o fotógrafo Switzer, que foi o responsável pelas imagens. Mas esclareceu que a interpretação que deram as fotos estava completamente deturpada. O que estava acontecendo na verdade é que o canguru macho estava nesse momento tentando acasalar com a fêmea que estava falecendo.

O movimento realizado por ele, para tentar levanta-la era na verdade uma tentativa de realizar o coito. Os cangurus podem se reproduzir durante qualquer época do ano, mas geralmente na primavera e início de verão os coitos tendem a ser mais violentos.  Os cangurus brigam entre si (os machos) pelo direito de cruzar com alguma fêmea, mas as vezes pode acontecer do canguru macho chegar a agredir a própria fêmea, não por mal, mas por instinto.

2

O que acreditam-se que foi o caso também do canguru da imagem, que teria gerado os ferimentos na parceira ao tentar o coito a força. Houve portanto uma comoção equivocada por parte dos internautas, mas isso é natural, o ser humano tem a tendência de humanizar os animais, e acreditar que eles possuem sentimentos parecidos com os nossos.

Não que os animais sejam completamente insensíveis, já tivemos inúmeras provas de que os animais são sensíveis sim, e que possuem sua própria forma de lidar com os sentimentos e emoções. Mas não foi esse o caso, o que também nos prova que o instinto na natureza é também muito predominante. E que existe um mundo selvagem e porque não dizer cruel lá fora.

Agora um bônus para vocês, já que o assunto é Cangurus, você já sabe o que tem dentro da bolsa deles?

Diferentemente dos humanos, o desenvolvimento do filhote de canguru não acontece dentro da placenta, mas o bebe nasce ainda muito pequeno e não completamente desenvolvido. A sua formação completa só termina depois de nascido, e durante esse estágio ele nem mesmo sai de dentro da bolsa da mãe. Lá dentro existe as mamas da fêmea, e o bebe pode dessa forma se alimentar. Confira abaixo o vídeo que mostra em detalhes o interior da bolsa do animal.

A natureza é mesmo surpreendente, existe tantas formas e variações da vida nesse pequeno planeta que habitamos, que nem podemos imaginar. Os cangurus por exemplo, são animais muito particulares e diferentes, você imaginava que eles podiam se comportar dessa forma? Comenta pra gente.

Próxima Matéria
A redação
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+