icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


Descubra se seu vizinho está roubando sua Internet

POR A redação EM Ciência e Tecnologia 17/08/15 às 19h30

capa do post Descubra se seu vizinho está roubando sua Internet

Você está de boa usando sua internet, seja no seu celular, no seu computador, tablet, laptop, videgame, etc, quand percebe que sua Internet está mais lenta. Olha para o Céu, pra ver se tem nuvens de chuva: nada. Conecta e desconecta cabos, reinicia o modem, mas a internet sempre volta a ficar mais lenta, ou cair. Ai você lembra que você tem um vizinho... e que ele pode estar se aproveitando da sua conexão.

Bem, se já ensinamos como descobrir a senha de wifi do vizinho, nada mais justo do que te ensinar a descobrir se seu vizinho está roubando sua Internet.

Existem muitas maneiras de saber se sua rede está sendo usurpada. A mais fácil é olhar as luzes do seu roteador. Se os LEDs estiverem piscando mais do que o normal, significa que tem mais alguém usando seu wifi. Isso não adianta se já houverem muitos aparelhos conectados à sua rede, e o modem não vai te ajudar a se livrar do Usurpadores.

Outro método, mais efetivo, é abrir as configurações do seu roteador e trocar a senha. Independente do modelo, ele vai mostrar uma lista de todas as conexões ativas no momento, além de possibilitar o bloqueio de qualquer usuário suspeito. Infelizmente, esse método não tem um padrão, porque cada roteador tem sua própria interface, com menus exclusivos, por isso, recomenda-se olhar o manual de instruções.  Mas, entrar nas configurações é necessário de qualquer forma, e geralmente está disponível no endereço: http://192.168.0.1.

Você também pode utilizar programas que identifiquem as conexões suspeitas. Um deles é o SoftPerfect Network Scanner, mas há vários outros.

Esse software lista todos os IPs e aparelhos conectados na sua rede wifi. E ele pode até desligar um computador ligado (a vingança nunca é plena...). Se você tem, por exemplo, 4 aparelhos conectados e a lista mostrar 6, cuidado, coisinha!

 

Outras Formas

Você pode também reiniciar o roteador e mudar suas configurações, como senha e nome, para garantir que isso não aconteça de novo. Isso é importante especialmente quando você instala o modem pela primeira vez. Sem mudar o nome da rede e a senha de acesso, o aparelho fica no padrão de fábrica, o que facilita a invasão.

Coloque uma senha boa. Fuja de padrões como "123456789" ou "abcdefgh", ou o número do seu celular, ou data de nascimento. Um nome de rede intimidador também pode ajudar; tente "Rede_Infectada", "Vírus", "Cavalo_de_Troia", "Odeio_Meus_Vizinhos", "Pacto_Com_Satanás_666", etc.

Você também pode desativar a exibição do nome da sua rede (SSID). Com isso, sua wifi fica "invisível" para outras pessoas, o que dificulta os ataques. Mas, com isso, você vai ser precisar digitar o nome da rede manualmente semre que for conectar um novo dispositivo.


Próxima Matéria
avatar A redação
A redação
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest