icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


Afinal, qual a diferença entre clima e tempo?

POR Erik Ely EM Ciência e Tecnologia 07/09/20 às 00h37

capa do post Afinal, qual a diferença entre clima e tempo?

Você já olhou para céu hoje? Já viu como está o tempo, ou devo dizer, o clima? Se você, assim como muita gente, tem dúvida em qual é o termo certo de se utilizar, essa matéria é para você. Isso porque, em termos meteorológicos, há sim uma diferença entre clima e tempo e saber disso, pode ser útil para você.

De forma resumida, o termo tempo se refere às condições atmosféricas registradas em um curto período. Ou seja, quando falamos de uma onda de frio que deve chegar ao Brasil ou fortes chuvas, estamos falando de tempo. Por outro lado, clima se define como um panorama mais prolongado e completo dos padrões de tempo. Desse modo, ele está relacionado às condições que são identificáveis e mais comuns a uma determinada região ou em nosso planeta. Se determinado lugar é constantemente mais frio do que outra região, isso acontece pelo clima e não pelo tempo. Portanto, clima é uma área estudada com base nas tendências históricas.

Esses dois conceitos têm significados diferentes na meteorologia

Entender melhor do assunto pode trazer mais clareza para quem não é da área. Sendo assim, ao saber a definição de clima, por exemplo, podemos entender que a previsão do tempo de um jornal está se referência a uma situação de longo prazo. Ainda citando o clima, é válido reforçar que o termo geralmente aparece se referindo à situação do planeta todo. Em outras palavras, ainda que esteja fazendo mais frio do que a média em uma região específica, isso não significa que a mesma situação vale para todo o planeta.

Enquanto clima, o planeta Terra está, na média, mais quente do que o normal. Nesse sentido, a diferença entre clima e tempo nos ajuda a entender os efeitos do aquecimento global. Logo, não é porque, estamos vivendo períodos de temperaturas baixas, por exemplo, que a temperatura média não está aumentando.

Entendendo melhor isso representa para o aquecimento global

No caso, o aquecimento global influencia na temperatura média da Terra. Assim, a ação humana impacta diretamente nas temperaturas a longo prazo. Dito isso, ainda pode fazer frio ou temperaturas menos elevadas. Contudo, podemos encontrar uma alteração histórica no clima se analisarmos cada período do ano. Além disso, os efeitos do aquecimento global também pode ser encontrados nas inundações da África, na seca no Brasil e nos invernos mais rigorosos na América do Norte. "Ou seja, estamos falando de grandes flutuações. E esses eventos climáticos tendem a ficar cada vez mais frequentes e exagerados", afirma Alexandre Köberle, pesquisador do Grantham Institute na Universidade Imperial College London.

No site da NASA, podemos encontrar um exemplo que define essa questão. Enquanto tempo, um dia chuvoso na cidade de Phoenix, capital do Arizona, nos EUA, não muda o fato de que o estado possui um clima seco. Em seguida, a NASA explica que o frio também pode ficar mais frio. Isso porque, as temperaturas estão se alterando de forma geral. "O caminho até um mundo mais quente terá muitos episódios de tempos extremamente quentes e extremamente frios", afirma o site.


Próxima Matéria
Via   BBC Brasil  
Imagens Canal Rural
avatar Erik Ely
Erik Ely
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest