icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


DPOC - Uma doença que mata 3 milhões de pessoas por ano, não tem cura e quase ninguém conhece

POR Lucas Curado    EM Curiosidades      20/11/17 às 14h27
capa do post DPOC - Uma doença que mata 3 milhões de pessoas por ano, não tem cura e quase ninguém conhece

Se você acha que só câncer de pulmão é causado por hábitos como tabagismo, saiba que você está enganado. A Dpoc é uma condição pulmonar que mata o individuo em silêncio e é engatilhada pelo hábito de fumar ou se expor a ambientes poluídos. Essa doença já afeta uma quantidade muito grande de brasileiros, porém somente 12% dos pacientes são diagnosticados. Isso se deve pelo fato da doença agir de forma silenciosa e progressiva. Tome os devidos cuidados e leve uma vida mais saudável, você não só evitará adquirir uma doença pulmonar, mas também viverá melhor.

Hoje a Fatos Desconhecidos mostra para você essa doença que já mata milhões de pessoas ao redor do mundo. Muito pouco conhecida, porém fatal. Conheça a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) e tome as devidas precauções. Quando você finalmente perceber que a possui, pode ser tarde demais. Afinal, ela não tem cura.

A doença

Se você é fumante, melhor tomar cuidado. Você tem 90% de chances desenvolver DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica). A DPOC se manifesta através de quadros persistentes de bronquite e também enfisema pulmonar. Com o tempo, o fluxo pulmonar do portador da doença vai diminuindo, até que possa levar o enfermo à morte. Essa doença se caracteriza por se desenvolver de forma bem discreta. Cerca de 80% das pessoas que a possuem não se dão conta que sofrem dessa condição. O pior de tudo é que essa doença pulmonar não possui cura e, segundo especialistas, já mata três milhões de pessoas por ano no mundo. Só no Brasil já foram identificadas cerca de sete milhões de pessoas com DPOC.

Sintomas

Devido seu lento progresso, a doença é muito difícil de ser identificada ou diagnosticada. Segundo a organização Fundepoc, fundação Argentina que se especializou na doença, somente entre 40 e 50 anos de idade os sintomas se tornam visíveis. O sintomas são normalmente: expectoração com muco, dificuldade de respirar e tosses constantes. Como outros quadros que envolvem o pulmão, nota-se também que o doente começará sentir dificuldades para executar tarefas como subir escadas ou fazer esforço físico. O paciente também sente-se cansado e sem fôlego quando parado ou descansando.

Pessoas que tem contatos com poluentes vindos de combustíveis, gases, vapores, poeira e produtos químicos tem maior risco de desenvolver a doença. Pessoas que também tiveram infecções respiratórias constantes na infância estão no grupo de risco.

Tratamento

Bom, como já dito DPOC é um doença incurável, porém pode-se evitar desenvolver essa condição. A primeira dica, obviamente, é parar de fumar. O cigarro é o principal fator que motiva o desenvolvimento do mal. Evite locais onde você está exposto a poluição e químicos, caso seja necessário, use proteção em seu local de trabalho.

A Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, pode ser identificada com uma espirometria, o famoso teste do sopro. É indicado que se faça exercícios físicos e leve uma rotina saudável. Se você tem medo de adquirir a doença, reveja seus hábitos e ambientes de convívio, dessa forma você levará uma vida mais plena.

E aí, o que você achou dessa matéria? Lembre-se de marcar aquele seu amigo fumante e comentar aqui embaixo! Até a próxima pessoal!


Próxima Matéria
Via   bbc  
avatar Lucas Curado
Lucas Curado
Não só redator... Como também músico e compositor. Amante de um bom humor ácido e memes.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest