• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Dusty Bowl, a terrível tempestade de areia que durou quase 10 anos

POR Arthur Porto    EM História      24/10/19 às 11h53

Além da Grande Depressão, que se abateu, em 1930, sobre os Estados Unidos, cidadãos do Centro Oeste, neste mesmo ano, foram vítimas de outra calamidade: uma série de terríveis tempestades de areia.

Em suma, o fenômeno, batizado com o nome de Dust Bowl, ou bola de poeira, afetou vários estados da região das Grandes Planícies. Particularmente, os estados que mais sofreram foram Oklahoma, Kansas, Colorado e Texas.

Analogamente, tais tempestades de areia foram ocasionadas pelo tipo de agricultura que se praticava nessas zonas, a grande maioria semidesérticas. Em contrapartida, para muitos, o fenômeno foi visto castigo divino.

Tudo começou no início do século 20. Um período excepcionalmente chuvoso, então, iludiu os imigrantes europeus, que acreditaram que as terras semidesérticas podiam ser férteis.

Basicamente, as tempestades de areia ocorreram em 1934, 1936 e 1939/1940. Entretanto, algumas das regiões das Grandes Planícies vivenciaram a seca por quase oito anos. O período de seca transformou o solo em uma camada fina de poeira negra.

O cenário, nesse ínterim, foi retratado por quilômetros de campos cobertos de areia. Quando o vento passava por tais localidades, a areia, já acumulada, levanta-se, formando, assim, enormes nuvens de poeira.

Estima-se que nessas regiões os ventos chegaram a atingir uma velocidade de 200 quilômetros por hora. Além disso, a medida que iam crescendo, engolia fazendas e plantações pelas pradarias. Em poucas horas, toda a estrutura criada nesses locais eram destruídas. Além da seca, uma onda de calor sem precedentes arrasou o país, em 1936.

Devido ao alto nível de partículas de areia suspensas no ar, o solo, despojado de umidade, era levantado por vento tão espessos que até o sol desaparecia. Esses dias eram chamados também como "nevasca negra" ou "tempestade negra".

O termo "bola de poeira" foi inventado por Edward Stanley, editor de notícias da Associated Press, de Kansas City. Inicialmente, referia-se à área geográfica afetada por uma severa tempestade de areia, num evento que ocorreu, em abril de 1935, mas, hoje, todo o evento é chamado de Dust Bowl.

Confira agora, imagens que retratam o terrível momento vivido pelos Estados Unidos:

1 - Filhos de um trabalhador migrante, no Condado de Berrien, Michigan, julho de 1940

2 - Máquinas agrícolas, enterradas por uma tempestade de poeira, perto de um lote de celeiro em Dallas, Dakota do Sul

3 - Florence Owens Thompson, de 32 anos, com três de seus sete filhos, em um campo de colheita de ervilhas em Nipomo, na Califórnia

4 - Fazenda Dust Bowl, no distrito de Coldwater, ao norte de Dalhart, Texas, em junho de 1938

5 - Uma criança brinca em um campo migratório da Califórnia, em 1936

6 - Uma tempestade de poeira aparece atrás de um carro no Texas Panhandle, em março de 1936

7 - Trabalhador migrante, olhando pela janela traseira do automóvel, perto de Praga, Oklahoma, 1939

8 - O jovem filho de um fazendeiro caminha em meio à poeira, no Condado de Cimarron, Oklahoma, em abril de 1936

9 - Uma família, inegavelmente carente, na área de Ozark Mountains, em Arkansas, 1935

10 - A tempestade de poeira do "Domingo Negro", uma das piores de toda a época, atinge Liberal, Kansas, em 14 de abril de 1935

11 - Crianças de Oklahoma, que ficam em um campo migratório na Califórnia, em novembro de 1936

12 - Trabalhador imigrante veterano acampado no Condado de Wagoner, Oklahoma, em junho de 1939. Quando perguntado onde estava sua casa, ele disse "Está tudo acabado"

13 - O pai pobre, de 24 anos, e a mãe, de 17 anos, tentam pegar carona com o bebê, na Rodovia 99 da Califórnia, em novembro de 1936

14 - Em suma, paisagem deixada estéril pelo Dust Bowl, ao norte de Dalhart, Texas, em junho de 1938

15 - Um fazendeiro e seus filhos andam em meio a uma tempestade de poeira, no Condado de Cimarron, Oklahoma, em abril de 1936

16 - Filhos de uma família imigrante, que vive em um trailer no meio de um campo ao sul de Chandler, Arizona, em novembro de 1940

17 - "Esta é uma maneira difícil de servir ao Senhor". Frase de um refugiado de Oklahoma, na Califórnia, março de 1937

18 - Família de migrantes viajando, a pé, por Oklahoma. A família, em suma, procurava trabalho em outro lugar, depois que o pai adoeceu

19 - Refugiado do depósito de poeira de Chickasaw, Oklahoma, agora em Imperial Valley, Califórnia, março de 1937

20 - Uma mulher, identificada como Sra. Howard, segura seu bebê em um campo de imigrantes na Califórnia, em 1935

Próxima Matéria
Via   ATI  
Imagens ATI
Arthur Porto
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+