• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


E agora? Compra da Fox pela Disney pode estar em risco

POR Gabi Noronha    EM Notícias      19/12/17 às 14h19

Na semana passada o mundo do entretenimento e dos negócios não falavam sobre outro assunto a não ser a compra da Fox pela Walt Disney. Depois de muitos boatos a oficialização finalmente chegou. Para os fãs da Marvel Studios não teve notícia melhor, pois agora os personagens que estavam com o estúdio - incluindo os X-Men - estão de volta. No entanto, nem todas as pessoas encaram essa negociação com felicidade. Especialmente as que estão em envolvimento direto com a indústria do entretenimento. Acontece que tamanha fusão pode não ser um bom para profissionais e comerciantes da área. Isso inclui desde donos de pequenos cinemas a produtores, roteiristas, diretores e os demais artistas da área. Discutimos mais sobre isso em Entenda Porque a Disney Comprar a Fox Pode Ser Ruim Para Hollywood.

Engana-se quem pensa que a 21st Century Fox era uma empresa pequena. A Disney não comprou o estúdio apenas para ter X-Men de volta. A ambição do Mickey vai muito além da Marvel. Entre as divisões da Fox está a 20st Century Fox, FX Network, National Geographic e diversos canais de esportes e noticiário. Sendo assim, com a compra a Disney Company agregaria ainda mais poder ao seu império o que daria liberdade suficiente a empresa para instaurar um monopólio no meio. Dessa forma, o congresso americano resolveu investigar a negociação.

Caso de justiça

O caso da compra tem sido debatido por vários analistas. Além deles, o assunto também chegou ao senado americano. A Senadora Amy Klobuchar, do Partido dos Democratas, é chefe do subcomitê do Senado Judicial. Junto com seu departamento, ela é responsável por averiguar e discutir acordos comerciais que podem implantar práticas de monopólio. Por tudo que já foi informado sobre o acordo entre Fox e Disney, a senadora já convocou sessões para investigar a negociação. De acordo com Klobuchar essa seria "outra fusão que causaria grande abalo na televisão, no cinema e em outros meios de comunicação". A senadora ainda se diz "preocupada com o impacto desta transação nos consumidores americanos".

Amy Klobuchar revela que já fez um pedido ao Senador Mike Lee (presidente do subcomitê) e ao Senador Chuck Grassley (presidente do Comitê Judiciário) agendarem uma audiência para analisar a transação. Porém, nada foi marcado até o momento. Na Câmara dos Deputados, o político David Cicilline pediu aos seus colegas que estudem o acordo porque ele acredita que os Estados Unidos estão em um "momento de monopólio".

"A proposta da Disney para a 21th Century Fox ameaça colocar o conteúdo da televisão, filmes e noticiários sob o controle de uma única mídia gigante", argumenta Cicilline. Para completar, ele acrescenta que caso "for aprovada a fusão, isso permitiria com que a Disney limitasse o que os consumidores podem assistir. Além disso, ela ganharia mais de 300 canais, controle sobre o Hulu e influência significativa em cima do Roku".

Estados Unidos e limitações

Os Estados Unidos possuem uma forte política contra o monopólio, seja em qual área for. Por isso, em caso de grandes fusões é normal que a negociação seja avaliada pela justiça. Portanto, não há grandes preocupações sobre o assunto. Talvez não no governo de Donald Trump. Isso porque a neutralidade da internet acaba de ser barrada no país na última semana. Ou seja, a lei que protegia o consumir das operadoras não existe mais. Dessa forma, agora elas estão livres para bloquear o sinal de qualquer usuário quando este ultrapassar o limite de dados imposto por elas.

Dado ao atual cenário americano, então talvez seja seguro dizer que apesar das análises, no final tudo dará certo para a Casa do Mickey. A transição deve durar cerca de 12 a 18 meses. Até lá, saiba quais são as 10 Franquias da Fox (além da Marvel) que irão para a Disney com a Compra do Estúdio.

Próxima Matéria
Via   CB  
Imagens AW SES SR
Gabi Noronha
Resumindo, é basicamente isso! Para mais aventuras Instagram: @gabinoronhaf Para comentários aleatórios e breves análises Twitter: @gabinoronhaf
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+