• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


É assim que funcionam as máquinas de vendas automáticas

POR Júlia Marreto    EM Ciência e Tecnologia      01/02/17 às 13h58

Você já deve ter visto aquelas máquinas de lanches / refrigerantes / cafés, automáticas. Para comprar o que deseja é só colocar o dinheiro (notas ou moedas) no local indicado com os valores referentes ao produto que deseja, apertar alguns botões e voilá, seu pedido aparece como num passe de mágica... bem, mais ou menos assim. Mas como será que essas máquinas fazem para identificar a quantidade de dinheiro inserido, se é verdadeiro ou não e ainda - algumas - dar troco?

Precisamos lembrar que não temos o intuito de criticar, julgar, muito menos impor verdades absolutas. Nosso objetivo é único e exclusivo de informar e entreter. Por isso, o conteúdo dessa matéria se destina a aquele que se interessarem e/ou identificarem. Sendo assim, nós aqui da redação da Fatos Desconhecidos vamos te ajudar a "desvendar esse mistério".

Para reconhecer o valor das moedas, essas máquinas usam sensores de luz, que medem o tamanho, e eletroímãs, que detectam o tipo de metal. Dessa forma a máquina é capaz de detectar qual tipo de moeda foi inserida. Dessa maneira, elas são capazes de identificar quais moedas são falsas e quais são verdadeiras.

Depois de identificadas, as moedas seguem por dutos diferentes, um para as verdadeiras e outro para as falsas, que serão rejeitadas. Elas possuem um tipo de calculadora interna, que soma os valores inseridos e, através dessas colunas, ejetam de maneira cuidadosa o dinheiro para o cliente. Para acertar o pedido, existe um computadorzinho que controla, por volta de, 32 mini motores - do tamanho de uma caixa de fósforo.

Antigamente era comum o lanche ficar preso lá dentro, quem lembra disso, provavelmente, se lembra de ter que dar uma "batitinha" pro lanche cair. Atualmente, essas máquinas contam com um sistema sofisticado que evita esse tipo de transtorno.

Quando cai, o produto passa por uma linha de 10 feixes de luz infravermelhos, e se nada passar por eles, o computador faz com que os espirais girem de novo. O vídeo abaixo (em inglês) explica como exatamente cada processo da máquina funciona. Confira:

Então pessoal, o que acharam? Vocês já sabiam como funcionam essas máquinas? Encontraram algum erro na matéria? Ficaram com dúvidas? Possuem sugestões? Não se esqueçam de comentar com a gente!

Próxima Matéria
Via   gizmodo  
Júlia Marreto
É a dona de um coração esculpido pela literatura e preenchido pelos bons vinhos de Baco. Guiada nas artes da vida por Ares, possui a discreta delicadeza de um elefante pulando carnaval numa loja de cristais! Movida diariamente pelo combustível da vida: o café, essa garota possui raízes profundas na poesia da vida. É muito séria, mas sabe brincar na hora certa. Ama os animais e detesta filme de terror. Apesar de cantar mal, canta com sentimento. E adora musicais! Sua principal tentativa desportiva é o baralho. Ela gosta mesmo é de coisas antigas, apaixonada pela vida e sonha com o universo. Instagram: , @juliamarreto
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+