• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


É assim que trabalhadores de escritório podem ficar em 20 anos

POR Cristyele Oliveira    EM Ciência e Tecnologia      29/10/19 às 10h22

Se as coisas continuarem da forma que estão, o futuro não será muito generoso com trabalhadores de escritório. Muito pelo contrário, ele será realmente drástico. Imagine só uma pessoa com os olhos vermelhos e secos, pulsos inchados, coluna curvada, narizes e orelhas peludos. Imaginou? Lembra o personagem de algum filme, não é mesmo? Mas esses serão apenas algumas das características e efeitos que o trabalho de escritório, dos dias de hoje, pode causar nos funcionários nos próximos anos. Para ser mais exato, nas próximas duas décadas. Mas isso é claro, se persistirem as atuais condições de trabalho nesses ambientes.

A Emma é uma representação em tamanho real da aparência de um funcionário de escritório comum, no ano de 2040. A boneca foi projetada pela empresa, que fabrica material de escritório Fellowes, do Reino Unido. A Emma nasceu fruto de uma parceria da empresa com uma futurista comportamental e um painel de especialistas em ergonomia, saúde ocupacional e bem-estar no trabalho. Juntos, eles compilaram diversas informações detalhando os possíveis efeitos futuros à saúde dos hábitos de trabalho atuais. E o resultado não poderia ser mais chocante.

Futuro dos trabalhadores de escritório

Caso as condições atuais de trabalho permaneçam inalteradas, as pesquisas sugerem que a má postura e os locais de trabalho projetados inadequadamente farão com que as costas dessas pessoas fiquem permanentemente dobradas. Isso devido as horas exaustivas que essas pessoas permanecem sentadas sob uma mesa.

Além do mais, terão ainda mais varizes, devido ao fluxo sanguíneo inadequado durante longos períodos. Os olhos vermelhos e secos serão uma consequência da fixação sob as telas de computador. Os pulsos inchados devido aos movimentos repetitivos. Sem contar as orelhas e narizes peludos em decorrência da má qualidade do ar. E uma irritação da pele muito relacionada ao estresse. Esses são apenas alguns dos efeitos colaterais desse padrão de serviço.

"A menos que façamos mudanças radicais em nossas vidas profissionais, como mudar mais, abordar nossa postura em nossas mesas, fazer intervalos regulares a pé ou considerar melhorar nossa configuração da estação de trabalho, nossos escritórios nos deixarão muito doentes", afirmar o autor do relatório, William Highman. "Como resultado, os trabalhadores no futuro poderão sofrer problemas de saúde tão graves quanto aqueles que pensávamos ter deixado para trás na Revolução Industrial".

Mudanças são necessárias

Os autores do estudo ainda argumentam que são necessárias avaliações dos riscos dos ambientes de trabalho. E feito isso, deverá haver mudanças pontuais para mudar esse ciclo vicioso. Caso contrário, será inevitável que as pessoas se transformem em Emmas.

"Com o tempo, ficar sentado em uma mesa o dia todo terá um efeito profundo na saúde dos trabalhadores de escritório, tanto física quanto psicologicamente", disse o ergonomista, Stephen Bowden. Ele acrescenta ainda que os empregadores devem fazer dos "movimentos cotidianos normais", uma parte rotineira da rotina do trabalho incorporando adições à estação de trabalho, como mesas de apoio.

Para se ter uma ideia, o nível dos problemas de saúdes associados aos trabalhos atuais, não são vistos desde a revolução industrial. O que nos levanta um alerta sobre a gravidade da situação.

Enfim, e você? O que achou dessa projeção futura? Conta para a gente nos comentários e compartilhe com os seus amigos, principalmente aqueles que trabalham em escritórios.

Próxima Matéria
Via   IFL Science  
Imagens IFL Science
Cristyele Oliveira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+