icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


É essa quantidade de café ideal por dia que pode fazer bem pro seu coração

POR Mateus Graff EM Ciência e Tecnologia 26/06/18 às 13h13

capa do post É essa quantidade de café ideal por dia que pode fazer bem pro seu coração

Você gosta de café? Então talvez também tenha interesse em ler as nossas matérias com o que acontece com seu corpo quando consome chocolate e café ao mesmo tempo e 5 efeitos estranhos que o café pode causar no corpo humano. Pois bem, caros amigos, muita gente só consegue 'despertar' para o dia depois de tomar uma bela xícara de café. Esse também é o seu caso?

Não podemos negar que tomar um cafézinho pode ser uma delícia. Mas qual é a quantidade de café ideal para que não faça mal a nossa saúde? Bom, tendo em mente que muitos dos nossos leitores são consumidos assíduos do café, resolvemos trazer essa matéria para falar a quantidade exata de café que pode fazer bem para a nossa saúde.

A quantidade ideal de café

Um grupo de pesquisadores do Instituto IUF-Leibniz de Pesquisa de Medicina Ambiental em Dusseldorf (Alemanha) resolveu estudar esse caso. Os pesquisadores concluíram que a quantidade de cafeína em quatro xícaras de café pode promover a atuação de uma proteína reguladora na mitocôndria. A mesma faz com que haja a melhoria da função da organela em proteger as células cardiovasculares de possíveis danos.

Antes do estudo, os mesmos estudiosos já haviam sugerido que grandes concentrações de café podiam melhorar a capacidade funcional das células endoteliais e até ter efeitos nas mitocôndrias, organelas responsáveis por gerar energia nas células.

O nome dessa proteína que é ativada é p27, e também é conhecida por inibir o ciclo celular. Essa proteína também pode ser encontrada nas mitocôndrias das mais variadas células que atuam no coração humano.

Os pesquisadores alemães constataram também que o consumo de cafeína analisado fez com que as proteínas p27 mitocondriais promovessem a migração de células endoteliais, protegessem as células do músculo cardíaco e evitando assim a morte celular e que as proteínas desencadeassem a conversão de fibroblastos em células com fibras contráteis.

Ficou confuso? Bom, em resumo, a cafeína encontrada em 4 xícaras de café faz com que a proteína p27 trabalhe em prol de eventos benéficos para um melhor funcionamento e proteção dos danos no coração.

Judith Haendeler, uma das autoras do estudo, fez a seguinte declaração sobre o estudo: "Nossas descobertas indicam novas ações da cafeína. Uma é que ela promove a proteção e a reparação do músculo cardíaco através da ação da proteína mitocondrial p27. Esses resultados devem nos levar a melhores estratégias para proteger o músculo cardíaco, incluindo considerar o consumo de café e cafeína como um fator adicional na dieta da população idosa. Além disso, o aumento da atuação da p27 pode servir como uma potencial estratégia terapêutica não apenas para doenças cardiovasculares, mas também para uma melhoria da saúde."

Mas e você, sabia que essa quantidade de café por dia pode ajudar a proteger o coração? Comente!


Próxima Matéria
avatar Mateus Graff
Mateus Graff
https://www.instagram.com/mateusgraff/ https://www.facebook.com/mateus.adjutomartinsgraff
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest