icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


É isso que acontece quando você fica 7 dias sem dormir

POR Mateus Graff EM Ciência e Tecnologia 07/11/17 às 18h53

capa do post É isso que acontece quando você fica 7 dias sem dormir

Com certeza todos vocês já tiveram um péssimo dia por causa de uma noite mal dormida, certo? Todo mundo sabe que a privação do sono não é nada bom e pode fazer mal a saúde. Quando isso é levado ao extremo, a privação do sono pode trazer vários malefícios para o corpo, mente e, acreditem, pode levar até a morte. E é exatamente por esse motivo que a privação do sono já foi usada até como método de tortura.

Em um relatório feito em 2014 sobre o uso da tortura da CIA revelou que a privação do sono foi usada como "técnica de interrogatório aprimorada" na era pós Bush. Além disso, pesquisas recentes provaram que é mais provável que uma pessoa faça uma falsa confissão se ela estiver privada do sono, então significa que esse método não dá muito certo. Mas afinal, o que acontece se ficamos 7 dias sem dormir? A Fatos Desconhecidos mostra para vocês.

Cérebro

Funções cognitivas básicas começam a falhar depois de apenas uma noite de sono perdida. Um estudo feito em 2014 e publicado no Journal of Neurocience descobriu que 24 horas sem dormir podem causar sintomas como esquizofrenia, senso de tempo distorcido, percepção de corpo alterada e sensibilidade à luz, cor e brilho.

O Dr. David Schnyer, neurocientista cognitivo da Universidade do Texas, estudou a privação do sono. Ele afirma que se uma pessoa ficar muito tempo privada do sono, "eventualmente, ela irá todo o caminho até a percepção básica e as pessoas começarão a alucinar ou pensarão que estão percebendo coisas que não estão realmente lá". Ele também fala sobre a desregulação emocional, afirmando o seguinte: "Eventualmente ... alcançará o ponto de extrema desregulação emocional, indo de soluçar para rir incontrolavelmente".

Corpo

Ficar sem dormir por muito tempo pode fazer com que aumento o risco de desenvolver uma série de problemas de saúde física, incluindo hipertensão arterial, acidente vascular cerebral, ataque cardíaco e diabetes. Quando ficamos sem dormir, quase todos os sistemas do nosso corpo são afetados. Isso pode interromper as funções críticas do sistema imunológico, que geralmente fica ativo enquanto dormimos.

Isso pode levar a acumulações tóxicas no cérebro e na corrente sanguínea. Até porque, nosso corpo não consegue fazer a "limpeza" diária habitual. Ah, e não podemos deixar de citar que quando ficamos muito tempo sem dormir nosso corpo não é capaz de regular os hormônios da maneira certa. Elevação da pressão arterial, da frequência cardíaca e problemas digestivos e metabólicos também podem aparecer.

Não tem jeito, ficar sem essa necessidade biológica pode trazer vários riscos para a nossa mente e corpo. Mas e vocês, sabiam de todos esses riscos? Já ficaram muito tempo sem dormir e sentiram alguns desses sintomas? Comentem!


Próxima Matéria
Via   Huff Post  
avatar Mateus Graff
Mateus Graff
https://www.instagram.com/mateusgraff/ https://www.facebook.com/mateus.adjutomartinsgraff
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest