icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


É isso que a cera de ouvido pode dizer sobre a sua saúde

POR Mateus Graff    EM Ciência e Tecnologia      15/08/18 às 13h58
capa do post É isso que a cera de ouvido pode dizer sobre a sua saúde

Aquela secreção que sai do nosso ouvido é conhecida como cera ou cerume. Ela é produzida por glândulas especiais que ficam no nosso canal auditivo. Ela é produzia e expelida em condições normais e é essa substância que protege o nosso ouvido. Lembrando que caso seu ouvido tenha a ausência de cera, fique em alerta pois isso é um grande problema e você deve procurar um médico o mais rápido possível.

Mas vem cá, você sabia que a cor da cera pode falar muito sobre a nossa saúde? Bom, antes de mais nada precisamos deixar claro que é preciso evitar cutucar o ouvido com a haste, pois dessa maneira você só vai entupir seu ouvido. Voltando ao assunto, arraste a haste para ver a cor da cera. Verificou? Então agora diremos para vocês o que a cor dessa secreção diz sobre sua saúde, confiram:

Cera acinzentada

Caso a cera esteja nessa cor e não haja outro sintoma, fique tranquilo que isso pode ser apenas poeira. Essa cor é vista em pessoas que moram em cidades muito poluídas.

Cera cor de café

Muita cera com uma coloração parecida com a do café, talvez você seu organismos tenha passado por estresse. Não é nada demais, mas talvez você precise relaxar.

Cera vermelha

A cera vermelha é um sinal de alerta. Você pode estar com o tímpano perfurado ou mesmo com uma infecção. O melhor é procurar um médico o mais rápido possível.

Cera preta

A cera preta uma vez ou outra é normal. Mas caso seja frequente, você pode estar com fungos e é preciso tratar rapidamente.

Branca

A cera branca significa que seu organismo está precisando de vitaminas e outros microelementos, como ferro e cobre. Se isso acontecer, procure alimentos que possam recompor essa carência.

Cera com odor forte

A cera com um odor forte e desagradável pode ser um alerta de infecção no ouvido. Além do odor, a sensação de ruído ou ouvidos tapados também são alguns sintomas.

Cera líquida

Se a cera estiver muito líquida, pode ser que você teve uma lesão auditiva ou talvez isso seja o começo de uma inflamação. Mais uma vez, procure um médico o mais rápido possível.

Cera mais seca

Caso a secreção do seu ouvido saia mais seca, isso significa que estão faltando gorduras saudáveis no seu corpo. Procure consumir alimentos com essa gordura para resolveu o problema. Caso isso não aconteça, procure um especialista.

E aí, já percebeu a cera do seu ouvido diferente alguma vez na vida? Comenta aqui pra gente!


Próxima Matéria
avatar Mateus Graff
Mateus Graff
https://www.instagram.com/mateusgraff/ https://www.facebook.com/mateus.adjutomartinsgraff
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest