icone menu logo logo-fatos-historicos.png


É isso que o brasileiro sobrevivente do Holocausto tem a dizer sobre liberdade

POR Mateus Graff EM História 15/10/18 às 14h35

capa do post É isso que o brasileiro sobrevivente do Holocausto tem a dizer sobre liberdade

Andor Stern é o nome do brasileiro que prefere ser chamado no Brasil por André. Um grande detalhe da vida de André? Ele simplesmente sobreviveu ao Holocausto. André é um brasileiro que conseguir sair vivo dos horrores cometidos pelos nazistas, a comando do temido Adolf Hitler.

Com 90 anos de idade, Andor trabalhou muito tempo em uma fábrica de São Paulo. Há 73 anos ele foi libertado por soldados americanos das mãos dos nazistas, mesma época em que ele ganhou um grande motivo para celebrar a vida e a liberdade todos os dias. Quando tinha apenas dois anos de idade, ele foi para Hungria morar com seu pai, que era médico. Depois, o pai de Andor foi transferido para a Índia, em 1930.

Andor conta que "em vez de voltarmos para o Brasil, ficamos na Hungria. Acabei ficando por lá, no endereço errado em uma péssima ocasião. Quando o Brasil declarou guerra (ao Eixo), virei refém. Tinha 14 para 15 anos quando fui preso num campo de concentração pela primeira vez".

Andor sobreviveu a algumas passagens em campos de concentração, incluindo Auschwitz. O que ele acha disso? A gente conta para vocês.

Andor Stern e os campos de concentração

Na última terça-feira (09/10/2018), Andor foi entrevistado no programa Conversa com Bial, da Rede Globo. Na entrevista, ele deu depoimentos sobre o genocídio que matou mais de seis milhões de judeus e outras minorias durante a Segunda Guerra Mundial.

Andor fez algumas declarações sobre os horrores que ele presenciou em diversos campos de concentração. Uma das declarações impressionantes de Andor no programa foram coisas como: "Sou casado há 65 anos. Minha mulher diz que eu não consegui sair de lá, que eu ainda vivo lá. Não sei se é verdade, mas não dá para esquecer".

Ele também disse o seguinte: "a única coisa que sinto é que, na minha vida de 90 anos, aconteceram coisas que dá para viver 200 anos".

Andor também lembrou como foi difícil os dias no campo de concentração. "Garoto bom, forte, fui escolhido para trabalhar em uma fábrica de gasolina artificial e material explosivo. Fiquei alguns dias", declarou ele. Em relação ao trabalho forçado exigido de uma criança: "O ser humano tem uma resistência incrível (...). Eu pesava 28 kg. Como conseguia levantar nas costas um saco de cimento?".

Andor Stern e a liberdade

Com 17 anos de idade, Andor foi encontrado por soldados americanos em um vagão, em maio de 1945. Ele detalhou os dias antes de ser resgatado: "Fomos largados dentro de um vagão no dia 24 de abril de 1945. Os americanos chegaram no dia 1º de maio. Nesse período, não comemos, nem bebemos nada. Nem uma gota de chuva".

Segundo ele, os soldados americanos até deram comida para os sobreviventes, mas Andor não tinha força para comer. Depois de ser resgatado, ele afirmou que levou alguns dias para cair a ficha que estava livre de uma vez por todas.

Na hora de falar em liberdade, o veterano se emocionou bastante. Andor fez a seguinte declaração:"Eu levanto de manhã, de uma cama limpinha, com o banheiro me esperando com sabonete, toalha felpuda, gaveta cheia de camisas. Pego o meu carro porque eu trabalho ainda. Vou pelo caminho que eu quero. Meu amigo, eu sou livre!".

Pelo que podemos ver, realmente a liberdade é algo que não tem preço. Bom, caso vocês queiram ver a entrevista completa de Andor, segue o vídeo abaixo:

E aí, também ficou emocionado com a história de Andor Stern assim como o redator do lado de cá? Não esqueça de deixar o seu comentário!


Próxima Matéria
avatar Mateus Graff
Mateus Graff
https://www.instagram.com/mateusgraff/ https://www.facebook.com/mateus.adjutomartinsgraff
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest