icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


É perigoso olhar nos olhos de um gato?

POR Isabela Ferreira EM Curiosidades 01/12/17 às 18h05

capa do post É perigoso olhar nos olhos de um gato?

Um gato é uma pequena criatura cheia de amor para dar. Assim como os cães, gatos são criados como animais de estimação há seculos, sendo tratados como um dos melhores amigos do homem. A única questão aqui é que costumam ser muito independentes, mesmo quando domesticados. Eles não se preocupam muito em nos satisfazer e apenas fazem aquilo que sentem vontade. Diferente da maioria dos cães, que normalmente estão sempre dispostos a brincar na hora que queremos.

Um gato tem o tempo dele. Não adianta forçar a barra porque o relacionamento com um deles não vai funcionar dessa forma. Existe todo um processo que envolve a conquista de confiança... Ele apenas vai confiar em você quando perceber que pode fazer isso. E convenhamos, só quem tem um gato sabe o quanto isso é gostoso e o quanto é bom quando acontece. Ao longo da história e de toda essa convivência, muitos mitos e lendas acabaram surgindo. Um dos mais fortes é que não devemos olhar para os olhos de um gato. Seria isso verdade?

Envolvimento místico

Não podemos ignorar as crenças populares, por mais cruéis que sejam. Por muito tempo os gatos foram associados às bruxas como seus parceiros inseparáveis. Eram tratados como criaturas que possuíam relações espirituais com criaturas malignas de outras dimensões. Parte do mito sobre o azar que o gato preto traz, vem de histórias do tipo. Mas por que falar disso?

Bom, apenas porque as pessoas tinham o  costume de acreditar que os olhos do gato poderiam trazer má sorte. Que aqueles profundos e misteriosos olhos escondiam segredos do submundo e ao encará-los, o ser humano sofreria com grandes consequências e uma série de azar. Vale lembrar que não há nenhum registro onde algo semelhante tenha acontecido! Portanto, definitivamente um mito.

Real explicação

Bom, se você já tiver visto algum documentário envolvendo animais, quaisquer que sejam, já deve ter reparado que o olhar é uma forma de comunicação poderosa entre eles. No caso de um gato principalmente. Talvez você já tenha presenciado uma briga de gatos. Em alguns casos, eles não se atacam fisicamente logo de início e permanecem um bom tempo se olhando enquanto gritam. Para eles, o olhar fixo é um sinal de agressão, se sentem ameaçados e obrigados a reagir. É um instinto selvagem, mesmo nos gatos domésticos.

Por outro lado, isso não significa que existe perigo real em olhar nos olhos de seu gato de estimação, por exemplo. E isso se relaciona com aquilo que dissemos anteriormente: quando o gato confia em você, não vai te enxergar como uma ameaça.

Ainda é provável o bichano comece a fechar os olhos lentamente enquanto você o olha. Acredite, isso ainda é uma demonstração de carinho. Você pode fazer o mesmo, inclusive. Enquanto estiver olhando para ele, pode piscar lentamente os olhos e ele verá isso como afeto e não ameaça. No entanto, o mais recomendado é olhá-los de longe, sem muito contato visual. Caso o faça, ainda é recomendado que não olhe por um período de tempo muito longo.

E então pessoal, o que acharam? Alguém aí já olhos nos olhos de um gato? Aconteceu alguma coisa? Compartilhem com a gente aí pelos comentários!


Próxima Matéria
Via   All About Cats  
Imagens Pexels
avatar Isabela Ferreira
Isabela Ferreira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest