icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


É por esse motivo que você não deve usar cotonetes

POR Erik Ely EM Curiosidades 10/03/20 às 15h23

capa do post É por esse motivo que você não deve usar cotonetes

Também conhecidos como cotonetes, as hastes flexíveis podem ser uma grande facilidade na hora na limpar os ouvidos. No entanto, é preciso que você saiba que os riscos de utilizar esse objeto para a limpeza. Isso porque, recentemente, um homem foi diagnosticado com uma infecção grave e potencialmente falta no crânio. E é por isso que nós vamos explicar o porquê não deve usar cotonetes.

Inventados em 1920, o produto foi inventado por Leo Gersternzang, um polonês que buscava limpar o ouvido da filha sem que ela se machucasse. Por isso, ele aprimorou o método que sua esposa utilizava, um palito de madeira com um chumaço de algodão na ponta. Contudo, anos depois, em 2018, a União Europeia chegou a proibir a utilização dos cotonetes. Entretanto, essa decisão seria exclusivamente para reduzir a poluição marítima.

Pense duas vezes antes de usar cotonetes

Em 2019, um relatório médico detalhou um caso peculiar para um homem, de 31 anos, que estava saudável. Dessa forma, ele foi levado para o departamento de emergência do hospital em uma ambulância, após sofrer um colapso. Ao chegar ao hospital, ele sofreu convulsões e exames físicos mostraram que estava confuso. Além disso, ele também demonstrou sinais de que estava sonolento e com um estado de consciência alterada.

Mais tarde, ele revelou que sentiu intensas dores de cabeça e náuseas por vários dias. Nesse período, ele tentou lembrar de coisas que poderiam ter causado isso, mas não lembrou de nada. Dessa forma, ele apenas declarou que sentiu uma "dor intermitente no ouvido esquerdo e sentia uma perda auditiva" nos últimos cinco anos.

Quando os médicos realizaram uma tomografia computadorizada no crânio do homem, eles descobriram abscessos cheios de pus. Para piorar, tudo isso estava localizado em um tecido muito próximo de seu cérebro. Além disso, o exame também revelou o culpado por trás da infecção, e ele chama Pseudomonas aeruginosa, um patógeno perigoso que causa diversas doenças.

Um cotonete pode estar por trás de tudo isso

Um exame físico do canal auditivo do homem sugeriu a resposta mais provável, para identificar como essa bactéria entrou no crânio do homem. De acordo com os médicos, um fragmento de um cotonete teria ficado preso na cabeça do homem por, supostamente, anos. Dessa forma, o risco de infecções se desenvolverem a partir de corpos estranhos alojados dentro de nós é imensa. Sendo comum infecções como a otite externa, uma grave infecção conhecida como 'orelha de nadador'.

Felizmente, o paciente conseguiu remover o que restava do cotonete, e com uma grande quantidade de antibióticos, ele pôde tratar sua infecção ao longo de oito semanas. Com isso, sérios problemas neurológicos puderam ser corrigidos. Mas, segundo os médicos, a lição mais importante que podemos aprender com isso tudo é o fato dele ter parado de usar cotonetes para limpar os ouvidos.

Embora a lição seja um tanto quanto dura, ele foi necessária, para mostrar um risco que todos nós estamos correndo. Da mesma forma que o uso de cotonete é comum, seu risco também é conhecido. Entre os riscos da prática, estão traumas, perfuração da membrana timpânica, cera afetada, infecções e retenção do cotonete.


Próxima Matéria
avatar Erik Ely
Erik Ely
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest