• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


É por isso que o tempo passa mais rápido quando você fica mais velho

POR Bruno Dias    EM Curiosidades      22/03/19 às 18h56

O tempo é um mestre que, inevitavelmente, mata todos os seus estudiosos. Ele pode ser nosso amigo se fizermos todas as nossas vontades e pode ser o nosso maior problema se não soubermos lidar com seu avanço. Podemos medi-lo, mas cada um de nós tem um relógio particular. E ainda têm aqueles momentos em que você acha que o tempo passa mais rápido.

Por isso temos a impressão de que às vezes o tempo passa diferente pra nós e isso de fato ocorre. Quem nunca se pegou pensando, quando adolescente, que queria que seus 18 anos chegassem logo para poder fazer várias coisas que um menor de idade não pode? E quando finalmente os 18 chegam, parece que depois dali começou de fato a voar. Isso pode parecer conversa de mãe ou de algum adulto, mas acontece que existe uma razão real para isso acontecer.

Uma boa notícia é que o tempo não acelera à medida que nós vamos envelhecendo, mas por outro lado, nós vamos experimentando menos dele isso porque o processamento do nosso cérebro também diminui. Se você não entendeu essa frase, não se preocupe. Isso tudo é claro, segundo um artigo publicado recentemente pela revista European Review.

É perceptível que quanto mais velhos vamos ficando, mais o tempo parece passar rápido. O autor desse estudo, Adrian Bejan, da Duke University explica o porquê da nossa percepção. Ele diz que as discrepâncias entre o tempo do relógio e o tempo da mente são as responsáveis pela aceleração aparente das nossas vidas.

Através de um comunicado, ele disse que: "a mente humana percebe o tempo mudando quando as imagens percebidas mudam. Isso quer dizer que o presente é diferente do passado porque a visão mental mudou. E não porque o relógio passa diferente".

Mudanças

No artigo, ele diz que "a taxa na qual as mudanças nas imagens mentais são percebidas diminui com a idade". E também que as crianças são capazes de receber e processar mais imagens mentais por segundo.

O nosso olho está sempre em movimento e logo que processa uma imagem, muda o foco. Esses movimentos são chamados de sacadas e se separam por curtos períodos chamados de fixações. Segundo pesquisas, o olho de um adulto faz entre três e cinco sacadas por segundo. Mas os tempos de fixação são menores do que os das crianças. Isso faz com que elas façam mais sacadas e captem mais imagens por segundo.

Tempo

Isso muda porque quando vamos envelhecendo, demoramos mais para que nosso cérebro processo a informação recebida na retina. Essa fato acontece porque desenvolvemos redes neurais mais complexas quando vamos envelhecendo. Então os sinais precisam ser percorridos para alcançar partes separadas do cérebro. Além de a degradação das vias neuronais fazer com que os sinais tenham mais resistência e fiquem mais retardados.

Em analogia, seria como se vivenciássemos nossas vidas como fotografia com lapso de tempo. E quanto mais fotos alguém tira por segundo, mais lento será o movimento do tempo. E quando o intervalo entre as fotos aumenta, a impressão é de que os eventos acontecem mais rapidamente.

Próxima Matéria
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+