• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


É por isso que você deveria comer chocolate todos os dias

POR Mateus Graff    EM Ciência e Tecnologia      07/07/17 às 19h26

Todo mundo, ou quase todo mundo, simplesmente ama chocolate, certo? Por isso nós sempre escrevemos matérias  deliciosas sobre o chocolate, como 28 provas de que o chocolate é muito mais que comida e 10 coisas que as pessoas "viciadas" em chocolate sempre quiseram te dizer, e hoje não será diferente, só que vamos mostrar para vocês um forte motivo para comer chocolate todos os dias.

O que acontece é que uma equipe de pesquisadores italianos realizou uma meta-análise de vários estudos, observando especificamente o que acontece com o cérebro de uma pessoa logo depois do consumo de flavanol de cacau. Pelo que tudo parece, o consumo de cacau, além de aumentar a memória e a função cognitiva a curto prazo, com a ingestão regular também podemos ajudar a proteger contra o declínio cognitivo à medida que envelhecemos. Sendo assim, o chocolate pode ser um alimento excelente para o nosso cérebro.

Primeiramente, precisamos deixar claro para os nossos leitores que estamos falando de chocolate rico em cacau, e não chocolates que na verdade quase não tem cacau. O fato é que comer flavonóis de cacau faz com que haja um aumento no fluxo sanguíneo em partes chave do cérebro, melhorando a memória, a capacidade de atenção e até a velocidade do processamento de imagens visuais.

Em adultos jovens e saudáveis, os efeitos eram mais leves, somente teste cognitivos exigentes foram capazes de notar os benefícios. O que mais surpreendeu os pesquisadores foi descobrir que comer chocolate regularmente afeta a parte do cérebro ligada a cognição relacionada a idade. Mas o que isso significa? Bom, o cacau melhora significativamente o desempenho do cérebro em adultos mais velhos que já sofrem de declínio cognitivo leve.

"Se você olha o mecanismo subjacente, os flavonóis de cacau têm efeitos benéficos para a saúde cardiovascular e podem aumentar o volume sanguíneo cerebral no giro dentado do hipocampo. Esta estrutura é particularmente afetada pelo envelhecimento e, portanto, a fonte potencial de declínio da memória relacionada à idade nos seres humanos", afirmaram as autoras do estudo, Valentina Socci e Michelle Ferrara, da Universidade de L'Aquila.

O estudo ainda afirmou que o flavonóis de cacau ainda pode ser usada como "uma nova ferramenta interessante para proteger a cognição humana" e para tratar diferentes tipos de declínio cognitivo, na privação de sono ou em um declínio natural da cognição na velhice. A único fator que devemos temer é o açúcar e o leite adicionados no chocolate, e a melhor escolha é o chocolate amargo.

E aí, preparados para devorar chocolate todos os dias? Comentem!

Próxima Matéria
Mateus Graff
https://www.instagram.com/mateusgraff/ https://www.facebook.com/mateus.adjutomartinsgraff
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+