icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


E se a Terra ficasse 5 segundos sem oxigênio?

POR Ultra Curioso EM Ciência e Tecnologia 04/08/15 às 19h41

capa do post E se a Terra ficasse 5 segundos sem oxigênio?

É perfeitamente possível que exista vida fora do planeta Terra mas, até o presente momento, nosso planeta é o único habitado de que se tem notícia. A existência abundante de água potável e a camada de ozônio que filtra os raios nocivos do sol são dois fatores que contribuem para a existência de vida aqui. Entretanto, uma das chaves que tornam esse planeta habitável para nós, seres humanos, é a existência de algo indiscutivelmente essencial e indispensável à sobrevivência de nossa espécie: o oxigênio.

Já parou pra pensar o que aconteceria na Terra se acabasse o oxigênio? O Ultra Curioso vai te mostrar, por exemplo, o que viria a ocorrer se a Terra ficasse 5 segundos sem oxigênio. Um intervalo ridiculamente pequeno como 5 segundos sem esse elemento seria o suficiente para o alastramento do caos e morte. Mas como seria isso?

Morreríamos torrados

Uma das primeiras coisas a acontecer seria: churrasco humano. Exatamente o que você leu. Elementos como o cloro, bromo, hidrogênio e carbono, ao atingir a camada de ozônio reagem com o oxigênio livre resultante da decomposição do ozônio - impedindo que ele reaja novamente com a molécula de oxigênio. Ou seja, sem o oxigênio para concretizar essa reação, a camada de ozônio (responsável por filtrar e 'enfraquecer' os raios solares que chegam até nós) simplesmente deixaria de existir e o sol nos "torraria".

 

Surdez

Outra reação catastrófica que viria a ocorrer em 5 segundos de Terra sem oxigênio seria um surto de surdez. Sem oxigênio, a Terra sofreria uma queda de 21% em sua pressão do ar em um instante. Isto significa que o equilíbrio interior de nosso ouvido se perturbaria drasticamente e todos nós teríamos uma perda auditiva grave e até mesmo o nosso ouvido poderia explodir!

 

Tchau água

Porém, a reação que com certeza provocaria a extinção da raça humana seria o fim da água. Se a Terra perdesse todo o seu oxigênio, uma das piores consequências seria a de que todos os oceanos, rios e lagos da Terra iriam evaporar em um instante. A água contém oxigênio e hidrogênio e sem oxigênio, o hidrogênio se tornará um gás isento, desapegado e subiria para o espaço.


Próxima Matéria
avatar Ultra Curioso
Ultra Curioso
Ultra Curioso o acervo de um dos maiores sites de curiosidades brasileiros.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest