• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


E se a Terra tivesse uma nova Era do Gelo?

POR Diogo Quiareli    EM Curiosidades      16/10/19 às 13h42

Você sabia que a Era do Gelo realmente aconteceu em nosso planeta? Você sabe, na verdade, do que se trata isso? Uma era glacial é um período geológico de longa duração, onde a temperatura cai drasticamente na superfície e na atmosfera terrestre. Assim, resulta na expansão dos mantos de gelo continentais e polares bem como dos glaciares alpinos. No decorrer de uma era do gelo longa, por exemplo, ocorrem alguns períodos com clima bastante frio, todavia designadas glaciações. Glaciologicamente falando, o termo 'era do gelo' implica na presença de vastos mantos de gelo, nos hemisférios norte e sul.

Pensando dessa forma, poderíamos dizer que ainda vivemos em uma era do gelo? Talvez, pois tanto o manto de gelo da Groenlândia, como o manto antártico ainda existem. No entanto, não somos totalmente ou drasticamente afetados, visto que o planeta já enfrentou uma pior. A era do gelo extrema, mais recente, atingiu o seu ponto alto durante o último máximo glacial, que aconteceu há cerca de 20 mil anos. Mas o que causa isso?

O que causa uma era do gelo?

As eras glaciais não surgem do nada. É preciso milhares de anos para que uma era glacial comece. Elas são desencadeadas quando as temperaturas do verão, no hemisfério norte, param de subir acima de zero por vários anos. Conforme o tempo passa e a neve de inverno não derrete, vai se acumulando, comprimindo, e logo, começa a se compactar, ou glaciar, em grossas camadas de gelo. Assim, ao longo de milhares de anos, essas camadas começam a se acumular e logo se espalham por todo o hemisfério norte.

"É uma tendência de longo prazo ao longo de milhares de anos para os verões mais frios", disse Steven Phipps, um modelador de manta de gelo. Phipps é modelador de sistemas climáticos e paleoclimatologista da Universidade da Tasmâmia. O início de uma era glacial está, sobretudo, relacionado aos ciclos Milankovitch. Isso são as mudanças regulares na inclinação e na órbita do nosso planeta, combinados para afetar quais áreas da Terra recebem menos radiação do Sol. Eventualmente, quando esses fatores se alinham para que o hemisfério norte receba menos radiação solar, a era glacial pode começar.

O que aconteceria se houvesse uma era do gelo hoje?

Acredite: podemos ter adiado o início da nova era de gelo. Pelo menos, por enquanto. Mas se outra viesse, teria grandes consequências para as pessoas. Além de que seria algo muito mais frio do que o planeta um dia já viu. Diversas regiões, onde vivem centenas de milhões de pessoas, se tornariam campos inabitáveis. Eles seriam tomados por grossas camadas de gelo e sujeitos a um clima inóspito. De acordo com Phipps: "supondo que fosse semelhante ao anterior, a América do Norte seria coberta de gelo. Além disso, todo o Norte da Europa e o norte da Ásia também sofreriam isso".

Apoiar a população humana seria muito mais difícil. Isso porque haveria muito menos terras agrícolas disponíveis. A forma física de todos os continentes também mudaria. Uma imensa queda no nível do mar, de até 120 metros, fecharia os canais marinhos. Isso ainda criaria novas áreas de terra, que poderiam ser usadas para habitação agrícola, mas não o suficiente. Os pontos oceânicos não ficariam mais no oceano. Quem quisesse ver água, precisaria se deslocar por distância bem longas.

Você sabia de tudo isso, que poderia acontecer se vivêssemos outra era do gelo? Comenta pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Lembrando sempre que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.

Próxima Matéria
Via   Livescience     ABC  
Imagens Etemad Online
Diogo Quiareli
Geminiano, 25 anos, goiano.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+