• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


E se as pessoas tivessem evoluído como os pássaros?

POR Cristyele Oliveira    EM Curiosidades      25/09/19 às 16h44

Todo mundo, alguma vez, já imaginou como seria incrível poder voar como os pássaros. Esse é um sonho de muita gente, mas será que seria mesmo possível aos seres humanos? Se pensarmos no lado evolutivo, e em como nós somos hoje, evoluir no sentido similar ao dos pássaros não é uma ideia tão louca quanto parece.

O fato é que nós somos únicos no reino animal, no entanto, todas as adaptações evolutivas que foram necessárias para chegarmos onde chegamos não é tão grande assim. Basicamente, inclui um cérebro avançado, estrutura social cooperativa, a capacidade de fabricar ferramentas, e a linguagem. Tudo isso foi capaz de nós trazer até aqui. É essa racionalidade que nos difere dos outros animais.

E o processo de evolução afeta todos os animais, inclusive as aves. Imagine se um lançamento de dados evolutivos tivesse erradicado os humanos primitivos, talvez outras espécies tivesse avançado nesse sentido. Talvez, nesse mundo hipotético, até as pessoas seriam capazes de voar e botar ovos. Dá para imaginar, como seria se os seres humanos tivessem evoluído como pássaros?

Pássaros humanos

Para começar, entre as diversas espécies de pássaros inteligentes, o que seria um melhor candidato para ser uma criatura humana, viria do gênero Corvus. Os corvos teriam muito com o que trabalhar, caso evoluíssem para uma consciência humana. Eles têm raciocínio social, habilidade para fabricar as suas próprias ferramentas. Além do que, também há evidências de que possuem uma área do cérebro chamada nidopallium caudolaterale, que oferece algumas habilidades de pensamento. Assim como o neocórtex faz com os seres humanos.

Então, como os corvos são catadores sociais inteligentes e fabricantes de ferramentas, eles são basicamente como fomos há dois milhões de anos atrás. Nesse caso, se fosse mesmo para fazer um panorama de como seria isso na prática, poderíamos chamar essa nova espécie de Corvus sapiens, ou Corvídeos.

Os corvos têm garra e bicos oponíveis que são extremamente adequados a manipular objetos. Mas no caso dos corvídeos, seriam necessários alguns apêndices especializados para essa função. Porém, para chegar até isso, teríamos que voltar ao Archaeopteryx, um dinossauro com três garras no meio da asa.  Esses ossos no centro da asa poderiam ser a base para os pequenos apêndices de manipulação. Levando em consideração a força dos músculos das asas, pequenas mãos, em uma asa de corvídeo, poderiam ser uma analogia válida para as mãos e braços humanos.

Habilidades

Então, se teríamos asas, seríamos capazes de voar? Talvez, mas para isso, perderíamos algumas outras funções importantes. Por exemplo, o cérebro. Se quisermos cérebros grandes, talvez, o sonho de voar não seja possível. A musculatura de voo com um cérebro grande, requer muitas adaptações. Uma coisa é fato, não daria para ter os dois ao mesmo tempo. A não ser é claro se uma nova combinação nos desse acesso a uma nova habilidade.

Outro fator realmente estranho envolve as diferenças óbvias entre os primatas e os pássaros. Em suma, são os ovos. Como todo mundo sabe, os pássaros não engravidam, então, eles fertilizam os seus ovos para gerar os filhotes. Engravidar é muito comum em várias espécies do reino animal, principalmente os mamíferos. Porém, os pássaros põem ovos, sem exceção. Então, os corvídeos teriam muitas coisas em comum com os mamíferos, menos o fato de que eles teriam que botar ovos.

Por fim, como eles teriam que manter árvores para o espaço de vida, é bem provável que esses pássaros humanos tivessem uma relação bem mais favorável à ecologia do que nós temos atualmente. Enfim, nem é uma imagem muito assustadora. Seriam pessoas pequenas, muito sedentárias, com enormes penas negras, vivendo em casas na árvore e cuidado de seus jardins.

Você consegue imaginar isso? Conta para a gente nos comentários e compartilhe com os seus amigos.

Próxima Matéria
Cristyele Oliveira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+