• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


E se os neandertais ainda estivessem vivos?

POR Jesus Galvão    EM Curiosidades      11/10/19 às 17h43

Os neandertais foram uma espécie do gênero humano, que habitou a Europa e partes da Ásia, há cerca de 130 mil a 30 mil anos. Por muitas vezes, eles foram chamados de "homem das cavernas". Eles possuíam, como característica, o topo da testa proeminente e inclinada. Além de pernas mais curtas e de seus ombros, que eram mais largos. Não se sabe, ao certo, o motivo que os levaram à extinção.

Entretanto, pesquisadores teorizam que o Homo sapiens, a espécie a qual pertencemos, possa tê-los vencido, em disputas por comida e território. Isso em uma época, que serviu como um verdadeiro divisor de águas, para estas duas espécies, onde a a última era do gelo, selou seus destinos. Mas, você já parou para se perguntar, e se nada disso tivesse ocorrido? E se os neandertais ainda povoassem a Terra conosco, o que teria acontecido?

As respostas, para essas perguntas, podem ser um pouco complexas. Afinal, nunca saberemos, de fato, o que viria a acontecer. Entretanto, algumas pessoas da comunidade científica já teorizaram algumas delas. Acredita-se que os Neandertais poderiam ter continuado a habitar algumas partes da Europa. Mesmo nos tempos mais modernos.

Além do mais, mesmo que a sua maneira, eles teriam evoluído em certos aspectos, assim como diversas outras espécies, que caminham sobre nosso planeta. Muito provavelmente, eles teriam capacidade de pensar, falar e agir muito parecida com o Homo sapiens, ou 'homem moderno, como também é chamada a espécie.

De acordo com Will Harcourt-Smith, paleoantropólogo do Museu Americano de História Natural e professor da City University de Nova York, é muito mais provável que, mesmo que os neandertais tivessem sobrevivido à última era glacial, teriam perecido de outra forma".

Como seria?

Estudos genéticos mostraram que os eurasianos modernos podem apresentar de 1% a 4% de DNA neandertal, em seu genoma. O que indica que Homo sapiens e os neandertais se envolveram em cruzamentos. Os neandertais tinham uma população menor do que o Homo sapiens.

Dessa forma, caso eles ainda estivessem entre nós, eles precisariam se procriar entre si mesmos. Caso contrário, os humanos teriam se imposto e, a longo prazo, causariam sua extinção. Portanto, se isso tivesse ocorrido, muito provavelmente, teríamos ainda mais DNA neandertal, e, possivelmente, alguns traços físicos deles.

Um outro estudo descobriu que alguns genes neandertais resultaram, aos humanos modernos, adaptações benéficas e prejudiciais. Pessoas que herdaram os genes dos neandertais podem, por exemplo, ter pele ou cabelo que os protege mais facilmente contra o tempo frio. Por outro lado, algumas pessoas, que herdaram tais genes, podem estar desenvolver doenças como diabetes tipo 2, doença de Crohnm, lúpus, entre outras mazelas. Sendo estas doenças associadas a genes neandertais.

Em um outro estudo, os cientistas conseguiram recuperar uma sequência completa de DNA de uma mulher neandertal, que morreu há 30 mil anos atrás. Seus restos mortais foram encontrados onde hoje se encontra a Croácia. A partir disso, é possível imaginar que a ciência possa avançar a ponto de, em algum momento, podermos um dia andar pelas ruas e nos esbarrarmos com um neandertal. Assim, como nosso antepassados o fizeram. O que só nos mostraria, uma vez mais, como a história, muitas vezes, se repete.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.

Próxima Matéria
Jesus Galvão
Goiano, Canceriano e Publicitário.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+