• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


É verdade que o futuro pode interferir no passado?

POR Gustavo Camargo    EM Ciência e Tecnologia      23/08/17 às 16h44

Se você pudesse mudar algo em seu passado, o que você mudaria? Seria incrível poder concertar alguns erros, não é mesmo? Mas alguns estudiosos levantam a ideia que talvez o futuro possa interferir em nosso passado, será que isso é verdade?

Na mecânica quântica, existem alguns fatores que as pessoas consideram um tanto quanto estranhos nesses estudos, que poderia ser respondida com uma ideia mais estranha ainda: que a causalidade pode correr para trás no tempo, bem como para a frente. Resumindo, o futuro pode influenciar o passado, de acordo com a teoria quântica retrocasual.

Retrocausalidade é principalmente uma experiência de pensamento na filosofia da ciência baseada em elementos da física, se o futuro pode afetar o presente e se isso pode afetar o passado. Uma questão que é frequentemente abordada em considerações filosóficas de viagem no tempo. Se a retrocausailidade for permitida, os teste de Bell pode ser interpretados como evidências do fato e não de ação a distância, resultado que Einstein e outros estudiosos chamaram esse experimento de "fantasmagórica".

John stewart Bell diz que as coisas anormais que acontecem na mecânica quântica nunca podem ser explicadas por ações que ocorrem nas proximidades.

Nos testes de Bell, os físicos afirmaram que as influências retrocausais não seriam possíveis de acontecer. Para explicar observações de que as partículas distantes parecem saber imediatamente qual medida está sendo feita na outra, a única explicação aceitável foi a ação a distância. Significa basicamente que as partículas estão de alguma forma influenciando-se, mesmo quando separadas por grandes distâncias, de modo que não pode ser explicadas por nenhum mecanismo conhecido. Mas levando a possibilidade de que a configuração de medição de uma partícula possa influencias retrocausivamente o comportamento da outra partícula, fazendo assim que não haja necessidade de falar em ação a distância apenas influência retrocausal.

Se duas partículas estão conectados no espaço em algum lugar, medir uma propriedade de um instantaneamente define o valor para o outro , não importa onde você se moveu no Universo.

"Há um pequeno grupo de físicos e filósofos que pensam ser possível perseguir essa ideia, incluindo Huw Price e Ken Whartor [professor de física da Universidade Estadual de San José]", disse Leifer à Phys.org. "Até onde sei, não existe uma interpretação de amplo consenso sobre a teoria quântica que recupere toda a sua base teórica e explore essa proposta. Trata-se, muito mais, de uma ideia de interpretação pontual, então acredito que os outros físicos têm certa razão em seu ceticismo, e recai sobre nós o ônus de comprová-la".

E ai, o que acham? Comenta ai e não se esqueça de compartilhar com os amigos, lembrando que seu feedback é sempre muito importante.

Próxima Matéria
Via   Supercurioso     Hypescience  
Gustavo Camargo
A verdade é que eu queria ser astronauta, mas na minha cidade ainda não tem a escolinha. Instagram: gustavoloopi
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+