icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


É verdade que os pelos crescem mais grossos depois que os raspamos?

POR Pietro Bottura    EM Curiosidades      10/09/14 às 18h24
capa do post É verdade que os pelos crescem mais grossos depois que os raspamos?

Apesar de você já ter ouvido isso muito, é pura mentira. Quando raspa-se um pelo, ele nasce exatamente com a mesma grossura de antes - desconsiderando, é claro, mudanças hormonais que vêm com a idade, por exemplo. O que acontece é que todo tipo de pelo do corpo, do cabelo à barba, é mais grosso em sua base e fino à medida que cresce.

O que determina a grossura (ou diâmetro) de um pelo, por sua vez, é o bulbo capilar, o local de onde o pelo surge. E, a não ser em métodos como na depilação com cera ou pinça, o bulbo não é retirado, e portanto o pelo não tem como mudar de formato. Quando ele é retirado, por sua vez, a tendência é o oposto do que se acredita: que ele nasça mais fino, e não mais grosso, já que não existe um pedaço de pelo bem desenvolvido ali para servir de base.

Entretanto, se esse processo não for constante, logo a estabilidade do bulbo é recuperada e a grossura volta ao normal. Quando arrancado o bulbo, os pelos demoram mais para crescer, pois sua raiz fica numa área mais profunda da pele e precisa de regeneração completa. É por isso que, no caso das mulheres, a depilação é um método doloroso, porém mais eficiente do que apenas raspar.

Para os homens, fica a dica: evite raspar pelos com a lâmina ao contrário do sentido em que crescem com exagero, pois isso pode fazer que o pelo fique curto demais e cause uma inflamação folicular - justamente no referido bulbo capilar.


Próxima Matéria
avatar Pietro Bottura
Pietro Bottura
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest