• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Eclipse solar com "anel de fogo" poderá ser observado após o Natal

POR Diogo Quiareli    EM Ciência e Tecnologia      25/12/19 às 20h36

Os fenômenos no universo sempre atraem a atenção das pessoas ao redor do mundo. O vasto espaço onde o nosso planeta se encontra é extremamente rico em diversidade e isso resulta em vários eventos incríveis. Você já deve ter ouvido falar das grandes chuvas de meteoro, dos buracos negros e dos cometas que cruzam a galáxia. No entanto, poucos conseguem ser mais incríveis e admiráveis do que os eclipses. Em 2019, 5 eclipses foram confirmado e, conforme o ano vai acabando, o último deles vai se aproximando. Diferente dos demais, esse possui uma característica bem especial. Isso porque trata-se de um eclipse colar, que é quando a Lua encobre totalmente o Sol.

A surpresa é que esse é um eclipse anular, que se apresenta de uma forma bastante peculiar. A notícia do evento ganhou destaque no mundo por conter uma espécie de "anel de fogo". Pensando nisso, trouxemos mais detalhes sobre esse evento e explicações a respeito. Confira conosco a seguir e surpreenda-se.

Eclipse anular

Durante 2019, já houve quatro eclipses no total. Dois deles foram solares; em janeiro, o mundo parou para observar um eclipse colar parcial. Enquanto isso, no mês de julho, aconteceu um eclipse solar total. Após o Natal, mais precisamente no dia 26 de dezembro, o eclipse que reinará no céu será o anular. No entanto, o que mais está chamando a atenção é a presença de um "anel de fogo". No eclipse solar, a Lua se posiciona entre o Sol e a Terra. Isso forma uma sombra no planeta e, quando isso acontece de forma parcial, quer dizer que ela não cobre totalmente a estrela.

No total, os dois astros se alinham de forma perfeita. Enquanto isso, no anular, há um anel luminoso que se forma em torno da sombra criada pela Lua. Isso acontece porque a Lua é bem menor do que o Sol. É necessário que ela esteja em seu apogeu, ou seja, o mais distante da Terra que ela puder chegar. Por esse motivo, podemos ver o aro luminoso. Pessoas de várias partes do mundo já estão ansiosas, embora não possa ser visto em muitos países.

Eclipse não será visível aqui no Brasil

Para a tristeza dos brasileiros que esperam por esse evento, o eclipe não poderá ser visto no Brasil. Segundo o site oficial da NASA, só será possível ser observado em alguns locais do Oriente Médio e da Ásia. Os habitantes de alguns lugares do Catar, Emirados Árabes, Omã, Índia, Sri Lanka, Malásia e ilha de Bornéu terão esse prazer. Somente nesses locais citados poderá ser visto o fenômeno.

E aí, o que você achou dessa matéria? Comenta pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Lembrando sempre que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento. Aproveite para fazer um tour por nosso site e viaje em um universo de curiosidades.

Próxima Matéria
Via   Vix  
Diogo Quiareli
Geminiano, 25 anos, goiano.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+