icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


Ela cresceu em uma vila humilde e se tornou uma das mais amadas presidentes do mundo

POR Cristyele Oliveira    EM Curiosidades      31/05/19 às 14h06
capa do post Ela cresceu em uma vila humilde e se tornou uma das mais amadas presidentes do mundo

Para aqueles que acreditam que certas pessoas nascem predestinadas a grandes coisas, a história de Kolinda Grabar-Kitarovic pode ser uma prova disso. A atual presidente da Croácia tinha o sonho de ser comissária de bordo quando crescesse. Liderar um país nunca foi o seu desejo. Mas a vida tinha planos mais ambiciosas para a garota que cresceu em uma aldeia humilde no interior da Croácia. Ela acabou se tornando a primeira presidente mulher do seu país.

O seu nome claramente não é um dos mais fáceis de se recordar, mas você provavelmente a conhece da Copa do Mundo de 2018. Durante o evento esportivo, a personalidade humilde de Kolinda ganhou repercussão em todo o mundo, quando a líder de Estado viajou para o evento esportivo de classe econômica para apoiar a sua seleção. Não foi por acaso que ela se tornou uma das presidentes mais queridas do mundo, a sua história de sucesso é a prova disso.

A presidente

Kolinda Grabar-Kitarovic nasceu na cidade de Rijeka, a terceira maior da Croácia. Mas a garota passou toda a sua infância em uma aldeia pequena, onde a sua família tinha um pequeno rancho e um comércio. Desde pequena, a garota sonhava em ser comissária de bordo. Os seus pais nunca se opuseram ao seu desejo, mas insistiram para que a filha terminasse primeiro a sua educação.

Quando completou 17 anos, Kolinda teve a oportunidade de estudar no Estados Unidos. Depois de uma temporada no país americano, a jovem retornou à Croácia e começou a estudar na Universidade de Zagreb.

Antes de se candidatar à presidência do seu país, Kolinda trabalhou no parlamento. E depois disso, assumiu o cargo de Ministra dos Negócios Estrangeiros e Embaixadora da Croácia nos Estados Unidos.

Aos 46 anos, Kolinda se tornou a primeira mulher presidente da história do país. Ela também  é a mais jovem líder de estado da história Moderna. "Eu não vou permitir que ninguém duvide que a Croácia se torne um país próspero", foi com essa frase que Kolinda começou o seu primeiro discurso como chefe de Estado.

A presidente croata é casada e tem dois filhos. A sua filha mais velha, Katharina, aos 17 anos, já se tornou campeã júnior de patinação artística do país.

Kolinda foi eleita em 2017 pela revista Forbes como uma das mulheres mais influentes do mundo. Ela é fluente em inglês, espanhol e português. Além de falar um pouco de italiano, francês e alemão.

Exemplo de humildade

Desde o começo do seu mandato, Kolinda sempre se mostrou uma pessoa humilde, e as suas atitudes são provas disso. Mesmo sendo a autoridade máxima do seu país, é muito comum ver a presidente almoçando em cantinas comuns ao lado dos cidadãos. Ela anda tranquilamente em transportes públicos e até faz compras na feira.

Na Copa do Mundo de 2018, voou de classe econômica e assistiu a todos os jogos da seleção croata. Para apoiar o seu time, a presidente vestiu a camiseta do time em todos os jogos. Ela ainda assistiu aos jogos nas arquibancadas junto aos torcedores comuns.

A seleção croata não conseguiu o primeiro lugar. Mas a presidente fez questão de agradecer a todos os jogadores da seleção. Nem mesmo a chuva em Moscou durante a cerimônia de premiação conseguiu ofuscar as emoções de Kolinda enquanto agradecia ao seu time pelo trabalho.

Uma presidente preocupada com o seu povo, uma mãe amorosa, uma líder competente e uma fã apaixonada por futebol, essa é a presidente da Croácia.

E você, o que achou da presidente croata? Conta para a gente nos comentários e compartilhe com os seus amigos.


Próxima Matéria
Via   AdMe  
Imagens AdMe
avatar Cristyele Oliveira
Cristyele Oliveira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest