icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


Ele está revivendo lagos mortos na Índia

POR Leticia Rocha EM Compartilhando coisa boa 27/03/19 às 18h29

capa do post Ele está revivendo lagos mortos na Índia

O ser humano vem evoluindo significativamente. Nossas conquistas tecnológicas nos tornam cada vez mais poderosos, mais capazes de conquistar o impossível. No entanto, grande parte do desenvolvimento que conseguimos não veio de forma limpa. Para construir fábricas e até mesmo para criar as coisas que criamos, usamos da matéria prima que encontramos na natureza. Mas isso não foi feito de forma consciente e o cenário que temos é de uma grande devastação ambiental. Não apenas desmatamos, como poluímos as águas e prejudicamos a flora e a fauna. Agora, várias organizações e pessoas se mobilizam na tentativa de reverter essa situação. E é isso que este homem tem feito. Ele está revivendo lagos mortos da Índia.

Se você não sabe, lagos podem morrer. Isso acontece devido a inúmeros fatores, alguns deles são o excesso de poluição e a falta de vegetação nas encostas. Isso altera não apenas a qualidade da água, mas também afeta a todos nós, que dependemos desta água.

Lagos morrendo

Ramveer Tanwar tinha 23 anos quando percebeu que a situação dos lagos próximos de sua casa não estava muito boa. Na verdade, o cenário era drástico. As águas estavam completamente poluídas e alguns lagos tinham começado a desaparecer. Quando lembrou que, no passado, ele e seus amigos brincavam nesses locais, o que se tornou impossível, foi aí que ele percebeu que era hora de agir!

Ramveer sabia que precisava convencer a população sobre a situação. Eles eram os únicos que poderiam evitar que o estrago fosse maior, já que eles eram os responsáveis por toda a sujeira. Ele então pediu que seus alunos alertassem os pais sobre a necessidade de conservar a água, senão eles poderiam ficar sem ela. No entanto, o aviso não surtiu muito efeito e ele percebeu que teria de agir diretamente com os moradores e por conta própria. Foi então que ele começou a bater de porta em porta falando sobre a necessidade de conservar a água e de limpá-la.

Reuniões semanais foram marcadas com os moradores, para que eles entendessem sobre a importância de cuidar da água. E foi assim que os moradores começaram a se conscientizar e a mudança começou a acontecer de fato.

Revivendo os lagos

Foi então que o homem, junto de uma equipe de voluntários, começou a remover o lixo dos lagos. Além disso, árvores foram plantadas na região de encosta. Isso porque a vegetação ao redor dos lagos é crucial para a sobrevivência dos mesmos. Quando os demais moradores viram o exemplo, logo se empolgaram em participar e foi assim que vários lagos e lagoas foram restaurados.

Para que a preservação das águas seja eficaz de fato, além da conscientização dos moradores, eles também constroem um tipo de filtro. Com isso, os moradores impedem que o lixo retorne para a água novamente. O projeto de Ramveer foi tão bem sucedido que o governo o ajudou a criar sua própria organização, o Exército das Águas Subterrâneas. Com o apoio da população, o homem tem ajudado a restaurar não só os lagos locais, mas de todo o país.

E você, tem algum hábito voltado para a conservação das águas? Você não precisa necessariamente restaurar lagos e lagoas, mas às vezes, economizar água e evitar sujar os rios, já é o suficiente. Pense nisso, ok?


Próxima Matéria
avatar Leticia Rocha
Leticia Rocha
Jornalista e aprendiz de Dani Noce. No insta é ticia_rochaa
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest