• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Elon Musk explica como seria possível construir uma cidade em Marte até 2050

POR Cristyele Oliveira    EM Ciência e Tecnologia      26/03/19 às 19h48

Viajar até Marte não parece algo tão distante de se alcançar, e a NASA já está trabalhando nisso. Mas você já imaginou a possibilidade de construir uma cidade inteira no planeta vermelho? Elon Musk sim, e ele quer realmente construir uma cidade em Marte. E o seu plano audacioso não seria para um futuro tão distante, na verdade, poderia ser uma realidade já nos próximos 30 anos.

O diretor executivo da SpaceX já está trabalhando em uma nave para enviar os primeiros humanos para o nosso vizinho. Esse avanço pode dar início à criação de uma comunidade extraterrestre.

"É possível construir uma cidade autossustentável em Marte até 2050, se começarmos em 5 anos e fizermos 10 sincronizações orbitais", declarou Musk em seu perfil no Twitter.

A viagem

Claro que para construir uma cidade em outro planeta, precisamos primeiro chegar a ele, então a nave é fundamental para esses planos. A nave espacial de aço inoxidável é projetada para enviar até 100 pessoas para o espaço. O motor Raptor, que usa oxigênio líquido e metano, ao invés de propulsor de foguete usado para os motores Merlin do Falcon 9, este é muito mais eficiente. Segundo Musk, isso é importante porque os tripulantes serão capazes de cultivar plantas propulsoras e criar combustível a partir de Marte, para retornar à Terra, ou até mesmo continuar sua jornada pelo universo, visitando outros planetas.

Para colocar o plano em prática, é preciso da sincronização orbital entre a Terra e Marte. Essas sincronizações que Musk se refere são o ponto em que os dois planetas estão em alinhamento mais próximo, o que ocorre a cada 26 meses. Esse seria o momento ideal para um lançamento, levando em consideração que a distância entre os dois é reduzida para cerca de 33,6 milhões de milhas. Como os dois planetas seguem uma mesma órbita em formato oval, nem todo alinhamento é igual. A NASA explica que a abordagem de 2003 foi a mais próxima em 60 mil anos, e que não é esperado que eles cheguem tão perto novamente até 2287.

Essas sincronizações guiaram o ritmo dos lançamentos da NASA por quase 20 anos. A SpaceX poderia aproveitar as próximas sincronizações, que vão acontecer em 2022 e 2024. E de fato, isso foi o plano inicial de Musk, conforme apresentado no Congresso Internacional de Astronáutica, em 2017. O plano é que a empresa envie duas naves espaciais não tripuladas para Marte em 2022. Essas naves seriam capazes levar até 100 toneladas de cargas prontas para os primeiros seres humanos.

Enquanto a primeira missão tripulada estaria planejada para acontecer na segunda sincronização em 2024, seriam enviadas duas naves tripuladas e outras duas não tripuladas. As seis naves levariam aproximadamente o dobro da massa da Estação Espacial Internacional.

A construção da cidade

Os planos de construir uma cidade em Marte dependem das sincronizações orbitais. Cada sincronização seria dedicada à construção da base, inicialmente focada em suporte de vida e produção de combustível. Gradualmente, seria adicionado mais habitats e experimentos. Se tudo correr como o planejado, Musk afirma que uma colônia pode tomar forma daqui a sete ou dez anos.

Depois disso, o plano seria criar as comodidades necessárias para vida no planeta, como um sistema de reciclagem e mobilidade. Paul Wooster, principal engenheiro de desenvolvimento da SpaceX em Marte, disse que "a ideia seria expandir, começar não apenas com um posto avançado, mas crescer em uma base maior, não apenas como na Antártida, mas realmente aldeia, uma cidade, crescendo em uma cidade e depois várias cidades em Marte".

Alguns especialistas como Lewis Dartnell, pesquisador da Universidade de Westminster, projetou visões de como seria essa cidade. Seriam  habitats adaptados ao terreno de Marte, incluindo uma estufa, painéis solares e banheiros projetados especialmente para reciclar o lixo.

Quando perguntado se o próprio Musk iria para essa cidade, ele disse que há uma chance de 70% de acontecer essa mudança. E você, gostaria de morar em Marte? Conta para a gente nos comentários.

Próxima Matéria
Via   Inverse  
Cristyele Oliveira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+