• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Em 2070, bilhões de pessoas viverão em um calor insuportável

POR Bruno Dias    EM Curiosidades      05/05/20 às 17h52

Nosso planeta já tem seu longo período de existência e já passou por várias mudanças.Umas delas, que os pesquisadores consideram uma das mais drásticas, é a mudança climática. Isso vem afetando o mundo de várias maneiras diferentes e talvez caminhe para um ponto onde se torne cada vez mais difícil a nossa existência.

Essa mudança climática é causada pelo homem e suas ações com o meio ambiente. Com certeza, a maioria das pessoas já ouviu sobre as consequências que sofreremos por causa dessa mudança. Como por exemplo o aumento do nível do mar, aquecimento global, desertificação e derretimento das geleiras. E alguns desses efeitos já podem ser vistos atualmente e as pessoas verem como isso tem afetado sua vidas. E até mesmo o clima de todo o planeta.

Temperatura

E a temperatura é uma das principais afetadas com essas mudanças climáticas. De acordo com uma equipe internacional de pesquisadores, aproximadamente entre 2 e 3,5 bilhões de pessoas vão viver, em um clima insuportavelmente quente daqui a 50 anos.

Um dos autores desse novo estudo é o ecologista Marten Scheffer, da Universidade de Wageningen. Ele diz que o culpado pelo aumento da média de temperatura anual global são as mudanças climáticas causadas pelo homem.

E, assim como a maioria das calamidades, as pessoas que mais sofrerão são as pessoas de baixa renda. Isso porque elas não vão ter dinheiro para conseguir usufruir das tecnologias  de resfriamento, como por exemplo o ar-condicionado.

Estudo

Os cientistas fizeram uma nova abordagem para seu estudo e estudaram os humanos da mesma forma que estudam os ursos, pássaros e abelhas. Isso para encontrar os "nichos climáticos", onde essas civilizações florescem.

Eles analisaram aproximadamente seis mil anos de dados e determinaram que o "ponto ideal" para os humanos, no que diz respeito a temperatura média anual, é entre 11 e 15º Celcius. É claro que os humanos também podem viver em regiões mais quentes. Mas o ponto é que quanto mais longe se está dessa temperatura ideal, mais difícil fica.

Depois, os pesquisadores foram nos lugares onde a temperatura deve ficar consideravelmente mais quente que o ideal. E concluíram que, pelo menos, dois bilhões de pessoas vão viver em condições insuportáveis até 2070.

E esse é o "melhor cenário" possível. O número de pessoas que estarão vivendo nessas zonas quentes depende das formas que nós mesmos lidamos e diminuímos nossas emissões de gases de efeito estufa. E também do quanto a população mundial vai crescer.

No pior cenário, aproximadamente 3,5 bilhões de pessoas vão estar vivendo em lugares extremamente quentes em 50 anos. Esse número representa um terço de todo globo.

Piores lugares

Hoje em dia, cerca de 20 milhões de pessoas moram em lugares que tem temperaturas médias anuais maiores do que 29º Celcius. E essa temperatura já é muito maior do que a ideal.

Mas isso representa menos de 1% da área terrestre do planeta. E em sua maioria está perto do deserto do Saara. Mas conforme a população mundial aumenta e o planeta vai esquentando, várias porções da África, Ásia, América do Sul e a Austrália podem acabar entrando nessa mesma faixa de temperatura média anual. E isso vai afetar bilhões de pessoas.

Com isso, para a maioria dos  cidadãos da Terra, essas condições serão inabitáveis. E lugares com alta taxa de pobreza, como por exemplo a Nigéria, seriam os menos capazes de conseguir lidar com essa mudança.

Próxima Matéria
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+